31.1.06

O Bonzinho do Bill Gates

Ele merece o dinheiro que ganhou e ainda bem que o está a gastar em causas mais interessantes que iates monstruosos e equipas de futebol a la Abramovich.

Mas que ninguém nos media em Portugal se digne a mencionar que a União Europeia está em litígio grave com a microsoft e que esta viagem também ajuda a resolver esses problemas, já me parece mal.

movimentos que ajudam a combater o monopólio da microsoft e a quem temos (o mundo inteiro…) de estar agradecidos: firefox, wikipedia, R, google, linux, e outros tipos de movimentos "open source". Obrigado a todos vocês, que nos livraram dos óculos do Bill Gates.

6 comentários:

Anónimo disse...

ouvi agora na sic noticias a questão do litigio grave (2000000 €/dia de multa !!!) com a união europeia e fez-se luz sobre a presença do josé manuel barroso na conferência.

Anónimo disse...

Por muito que doa aos mais conservadoramente revolucionarios Bill Gates jogou uma cartada fundamental na aceleraçao da historia.
A ele em grande medida se deve a introduçao de novas conotaçoes no conceito de velocidade.
Este novo pilar do mundo revisto pós 95, serve ao mesmo tempo a economia, a ciencia, o entretenimento, o aprofundar do civismo ou o terror.
Serve ainda de grande barco em cuja babugem se alimentam os belos golfinhos do open source fazendo à sua maneira lembrar os agora denominados "movimentos cívicos" na sua conflituosa mas muitas vezes oportunista relaçao com os partidos classicos.
Sao indissociaveis mas simbioticos.
Por isso em boa verdade vos digo: Nem tudo o que Gates faz é por dinheiro como nem tudo o que os "independentes" fazem luzir...é ouro.(senao atente-se na fundaçao da Melinda e nas tentaçoes alegristas). Há mais cores para alem do preto e do branco.

tiago m disse...

que o Bill Gates foi fundamental na história da grande revolução tecnológica, é obvio; que o mundo não teria chegado lá sem ele é que já não é nada óbvio. A tecnologia, a inovação e a energia estava toda lá, se não fosse ele seria muito provavelmente outro. E quase de certeza – digo eu… – teríamos uma tecnologia melhor, mais aberta, mais encorajadora de soluções mais eficazes e cooperação entre programadores. Em suma, estaríamos hoje melhor.

Movimentos cívicos e open source indissociaveis é uma verdade; é aliás por aí que o mundo novo se vai construir (espero); um mundo mais rápido, mais justo, mais descentralizado, mais livre e menos moralista; contra os Bill Gates deste mundo (que recordo achava que a Internet não ia ter relevância no mundo moderno)

subscrevo totalmente as frases: "Nem tudo o que Gates faz é por dinheiro como nem tudo o que os "independentes" fazem luzir..." e "Há mais cores para alem do preto e do branco.

Anónimo disse...

Ó Tiago por favor !!!
Há o bom e há o mau, há politicas boas e politicas más, há o acreditar e o não acreditar !!
O mais ou menos ou as soluções de compromisso ou são etapas a percorrer ou não passam de declarações de rendição !!

el s (pc) disse...

Parabens pelo blog.
Já agora, concordo que se não fosee Bill Gates era outro,... ...tava tudo lá, e inclusive o DOS que vendeu à IBM nem era bem dele.
Discordo, que o mundo fosse diferente, era outro mas com o mesmo monopolio.

Já agora, programas em open-source, aqui:
http://www.gnu.org/

PS: O R nasce como open source contra o Matlab e Gauss, nenhum é da Microsoft.

tiago m disse...

talvez fosse outro monopólio a tomar o lugar da microsoft; mas o Google, por exemplo, por enquanto porta-se bem – mesmo quando está próximo de um monópolio

o R de facto não é contra a microsoft, mas é dentro do mesmo movimento; eu não tinha escrito todos os outros de propósito, mas TODOS eles são da microsoft! incrível.

um outro geek que conhece R!!!! eh eh eh, almas gémeas estou a ver