31.1.06

O QUE É UM MOVIMENTO CÍVICO?

Tenho alguma dificuldade em conseguir perceber o que é um movimento cívico. Um movimento político mas não partidário e sem concorrer a eleições? Uma organização mas sem estrutura? Que queira fazer coisas, mas sem dinheiro? Um movimento iniciado à volta de um homem, mas sem qualquer vocação de adoração a um líder? Acho que vai ser difícil, manter esta energia libertada pela candidatura do Manuel Alegre. Mas estou disposto a fazer a minha quota parte; vou tentar organizar duas coisas que estavam preparadas para a segunda volta da campanha - logo dou mais novidades para a semana.

Há muitos temas que eu gostaria de desenvolver num movimento cívico; exemplos: 1) Regionalização 2) Aborto 3) Rádios e Televisões locais 4)Leis que obriguem à introdução de carros híbridos.

Será que o "Movimento Cívico" me iria pór em contacto com gente que se associasse a mim para alguma destas causas. E será que o "Movimento Cívico" resistiria a que alguns dos seus membros quisessem apoiar acções que outros membros não apoiassem? Mais uma vez tenho dúvidas que esta flexibilidade seja possível a par de uma estrutura empenhada, eficiente e duradoira. Mas é uma experiência interessante.

Isto só pode funcionar com muita flexibilidade e também com o uso intensivo da net, para manter esta gente activa e conectada. Dois exemplos que provam que estas ideias funcionam são o move.org nos Estados Unidos, uma frente unida de esquerda contra o Bush e o establishment republicano e que angaria imenso dinheiro para os candidatos progressistas; e o "Democracy for America" de Howard Dean, um movimento também criado depois de uma derrota de um candidato que apelou à participação cívica e que conseguiu mudar a política americana. Um outro exemplo completamente local e em Portugal é um movimento independente para a junta de freguesia do Montenegro, Faro, onde uma lista de independentes teve uma grande votação nas autárquicas com o projecto Montenegro Para Mim. Curiosamente, as pessoas que estavam na campanha do Manuel Alegre não eram o perfil mais estereotipado do utilizador intensivo e natural da net (foi alias uma das grandes surpresas da campanha ver gente relativamente mais velha tão empenhada na campanha).

Em resumo, não estou optimista que este Movimento Cívico possa funcionar, eficazmente, mantendo as pessoas activas e conectadas e sem cair na tentação fatal de formar um partido político. Mas cá estou, curioso e disponível para ver onde vamos parar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bem vindo e boa sorte !!

miguel p disse...

grande joão!!!!

é um prazer enorme receber-te nesta bicla. se quiseres montar-te na dita, apita e procede-se à contratação.

beijos à clarinha.