A Política Iraquiana ao Rubro!
Hoje na rádio ouvi que em Bagdad houve um atentado em que morreram seis pessoas. E reparei que os atentados e a confusão nas ruas tem diminuido (isto claro, se acharmos que seis mortes, aleatórias nas ruas de uma cidade, causadas por uma bomba são normais).
Mas se as ruas estão mais sossegadas a política iraquiana está ao rubro, com a eleição de um primeiro-ministro, eleito por um só voto e contra todas as expectativas. E uma figura emerge como importante, Moktada al-Sadr, um radical, que já foi chefe de milícias, idolatrado num bairro pobre de Bagdad e com um pai famoso e já morto. Moktada al-Sadr foi já indiciado pela morte de um rival religioso, uma acusação deixada cair pelos americanos, e agora é um dos grandes nomes emergentes.
Um artigo sobre o homem e sobre os contornos labirinticos, mas fascinantes da política iraquiana na página de hoje do NYT.
1 comentário:
Estou que nem posso, entao é o mokada alçada? Chiça. Um dia destes ainda vamos ter que ir ao irao acabar com o regabofe do uranio enriquecido e se gastam agora todos os tipos com nomes engraçados quem vai ser o palhaço que vamos pôr a fazer que governa aquela choldra? Proponho um dinamarquês arrependido e que leve o camelo dos carroceis na praça.
Enviar um comentário