Ah como eles se sentiram ameaçados pelo queijo limiano!
O eles aqui é a elite do nosso Portugal. Aqueles que aparecem na televisão e se acumulam pelos vários restaurantes de Lisboa. Que escrevem as mesmas crónicas nos jornais. Que se uniram da muito esquerda à muito direita para derrotar a regionalização. Alguns nomes para isto não ficar vago: Louçã, Paulo Portas, Vasco Pulido Valente, Marcelo Rebelo de Sousa, Mário Soares, Paulo Teixeira Pinto, Miguel Sousa Tavares, Cavaco Silva, Mega Ferreira. Acho que já ficaram com a ideia.
Nesta lógica, o voto do homem de Ponte de Lima foi a maior ameaça contra o regime instituido. Um deputado que tinha feito a promessa solene aos seus eleitores que iria resolver um problema concreto, que tinha feito greve de fome no parlamento para chamar a atenção, estava mesmo disposto a sair fora do controlo centralista? Imaginem o enorme perigo se os deputados da província começassem a pensar pela sua própria cabeça. Desde aí não há semana nenhuma (passados quatro anos…) que Daniel Campelo não seja vergonhosamente enxovalhado nalguma crónica num jornal ou comentário da TV.
Esta semana, o Expresso (o mais provinciano/centralista poder de Portugal), faz uma análise ao mandato do Sampaio; a maior/única crítica: "promulgou sem problemas de consciência o orçamento limiano".
4 comentários:
tens razão. acho é que acontecendo um rebelião dos deputados da "província", isso seria rapidamente resolvido pelas estruturas centrais dos partidos, na legislatura seguinte, escolhendo para seus deputados, candidatos de confiança. é que são muito poucos, infelizmente os que se metem nisto sem precisar disto para viver. quando é assim, vale tudo para manter um bom emprego...
eu votava em ti, se conseguisses convencer um vitor batista (ou outro dirigente politico regional de qq partido) a colocar-te em lugar elegível numa lista para a A.R.!
Eu também votava.
Vivam os deputados que defendem os interesses das suas regiões e que têm a coragem de assumir essa posição, mesmo que isso signifique permanecer na AR só uma legislatura!
Vivam todos aqueles que acreditam que há pessoas assim!
Viva Tiago M que muitas vezes me faz acreditar!
vocês estragam-me com os vossos sinceríssimos elogios. De modo que nas próximas eleições para AR já tenho mandatário para a minha candidatura uninominal (Miguel P) e chefe de campanha (Fernando V). Vai ser limpinho, com este trio não há Vitor Baptista que nos resista!
Os nossos senhores da política têm sempre a pretensão de enxovalhar cobardemente aqueles que consideram uma ameaça ao seu sistemazinho. Piada tem quando a ameaça vem de um pequeno e coxo autarca da "província"... mas digo já que antes do dossier "queijo limiano" - que continua um assunto atravessado na garganta de qualquer cidadão limiano (como eu!), já o nosso Campelo havia pegado carinhosamente numa esquecida 1ª pedra da construção do Tribunal de Ponte de Lima, a tinha colocado no seu próprio carro, indo depois devolvê-la ao Ministério da Justiça, em Lisboa... Dali a pouco tempo, tínhamos um tribunal novinho em folha. E depois admirem-se que o sucessor do PP tenha ido, de rabo entre as pernas, pedir ao SR. Campelo "por favor, volte, que é a única hipótese de termos uma câmara PP no país"... E lá foi mais um chapadão de luva branca que o orgulhosamente provinciano Campelo deu no sistema... (Se bem que bem podia ter continuado independente, ganhava a câmara na mesma... mas enfim. )
Grande Viva a este post.
Enviar um comentário