17.3.06

Dolce Vita, O melhor do mundo!

O Dolce Vita foi considerado o melhor shopping do mundo! Partindo do príncipio que o concurso não era só entre Dolce Vitas (o que é possível, uma vez que eles aí estão espalhados pelo mundo inteiro…) tenho duas perguntas para os arquitectos/estetas da bicicleta: 1) qual é a diferença deste Dolce Vita em relação aos outros (p.ex. ao do estádio do Dragon, e 2) porque ganharia este edifício algum prémio?

(Acho que agora vou ver aquele muro agressivo de betão que dá para a Humberto Delgado e aquelas traseiras de garagem que dão para o estádio e aquele encafuamento miserável naquele espaço com outros olhos! olhos de prémio, portanto!)

7 comentários:

Anónimo disse...

Há coisas que fazem o pessoal pensar. Alguns prémios (ou juris, não sei!) correm o risco de fazer cair por terra a nossa, geralmente admitida, confiança relativamente a tais prémios. Só se for o que dizes. Assim espero!

miguel p disse...

julgo que o dolcevita ganhou na categoria de shopping center(porquê? não tenho qq explicação), onde AINDA não cabe o estádio do dragão(depois do municipal de braga, o mais interessante e bem conseguido, mas tb. o mais incómodo, do novos estádios) apesar das diversas transacções, pagamentos e negociatas que lá ocorrem...

Anónimo disse...

Este prémio foi atribuído na mais importante feira mundial de PROMOTORES IMOBILIÁRIOS, sendo que é numa óptica específica de análise. A arquitectura não é o fundamental mas sim o conceito, o mix conseguido (onde foi muito bem visto o facto de integrar as piscinas, o pavilhão e o arranjo urbanístico (?) envolvente e o facto de inserir numa zona consolidada da cidade), etc. Muitas das críticas normais funcionam como positivas no âmbito de produto imobiliário, que como tal, foi bem conseguido. Em Cannes ninguém sabe, nem tem de saber, tudo o que envolveu o negócio. E a mim não me choca nada, a não ser a fundamentação legal para aprovação dos Studio Residence. Claro, pode ser apenas a opinião de um lenhador de sobreiros mas que, apesar de tudo, prefere a estética lenhador à Monty Python (isto relativamente ao post anterior).

tiago m disse...

certo, certo ó esperto (que vais lá perder para a semana)

o que eu estava a falar era do Dolce Vita ao pé do Estádio do Dragon, não do estádio em si (esse sim, extraordinário, isso é verdade)

Maio disse...

Com cerca de 10% de desempregados, 70% com contrato a prazo, dos quais, 40%, no fim do contrato têm de recomeçar tudo de novo (dados do INE, de 2005), prodigioso "crescimento" económico de 0,5%, subidas das taxas de juro a tornar cada vez mais pesado o encargo com o empréstimo da casa, salários reais a marcar passo, não se pode dizer que tenhamos própriamente uma "dolce vita"!
Ficamo-nos, portanto, com o Dolce Vita, o "melhor centro comercial do mundo", nesta terra de tesos que, por este andar, ainda vai ser um imenso… centro comercial!

miguel p disse...

o dolce vita então ganhou porque conseguiu maiores coincidências geográficas. o que é diferente de integração feliz, formal e funcionalmente, de todas elas.

"Muitas das críticas normais funcionam como positivas no âmbito de produto imobiliário"... pois é, rui, é um verdadeiro e vergonhoso drama, que lentamente hipoteca a qualidade de vida das nossas cidades.
a culpa não é dos promotores, é nossa, que nos deixàmos cair nas suas mãos.
mas isto está a mudar. eu acredito...

olha que o lenhador dos monty phyton não corta sobreiros, porque não se verga a promotores imobiliários e é um valentão, mesmo cantando "i wish i was a lady, just like my dear mama..."

Anónimo disse...

Eu gosto do Dolce Vita!
Desculpem lá qualquer coisinha...