21.4.06

Aumentar as Propinas: A Solução Única

Público de hoje. Relatório da OCDE: "Aumentar as propinas no ensino superior e, simultaneamente, desenvolver um sistema de empréstimos (talvez com a possibilidade de pagamento após a formação e entrada no mercado de trabalho) seria mais justo e aumentaria a eficiência". Diz ainda que "as propinas nas instituições públicas são relativamente baixas enquanto as contrapartidas salariais para os detentores de um diploma são altas".

Eu sou contra as propinas. Um ensino gratuito e de qualidade, em que o aluno retira benefícios pessoais directos e duradoros é um ideal de progresso, justiça e liberdade. Mais ainda: Que cada aluno perceba essa oportunidade é uma motivação que pode tornar o sistema justo e eficiente; tanto como ter que pagar propinas. Seguramente que há sistemas justos sem propinas, como há sistemas injustos com propinas caras.

Num sistema de empréstimos os recém licenciados começam a vida com lastro longuíssimo a juntar a outras incertezas. As famílias também suportam o sistema; mulheres grávidas tranquilizam-nos: "Para assegurar o futuro do meu bébé, vou começar a poupar. E o GetMyDollar Bank vai ser o meu fiel companheiro no resto da vida".

A OCDE é uma organização que aprecio. Com uma componente liberal com que até concordo nalguns casos. Gosto que o debate entre essa corrente e outras seja intenso. Que haja uma estratégia para passar este tipo de relatórios como neutros, tecnocráticos e de solução única (editorial do Público) deixa-me perto de furioso.

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois é isso mesmo.
Há opiniões diferentes sobre o financiamento da educação - e, já agora, sobre todos os temas - não há soluções únicas. Ou voltamos ao tempo em que existem verdades absolutas?

Sofia Melo disse...

Também acho que não há verdades absolutas nem soluções únicas. Mas, de todo o modo, qualquer dia temos que rever a constituição: cadê o "todo o cidadão tem direito a educação, saúde, blá, blá, gratuito e em condições"? a nova redacção deve ser: "todo o cidadão QUE PAGUE tem direito a blá, blá." não acho isso grande coisa...

S Guadalupe disse...

e voltamos nós às versões de leitura da CRP. Haveremos de voltar e voltar e voltar... mas não há volta a dar! Os caminhos apontados por todos levam a um mesmo caminho, como se existisse isso de solução única! Para o que quer que seja! Detesto unanimidades! São de desconfiar!

S Guadalupe disse...

partilho a indignação de quererem vender quaisquer medidas que sejam por neutras. Não há política neutra! Curiosamente vejo tentativas quotidianas de vendas desse tipo, quase sempre vindas dos mesmos (com os quas também concordo nalgumas). Lobo disfarçado de ovelha!