7.4.06

evangelho de judas

afinal, de acordo com um papiro descoberto e ontem apresentado, Judas Iscariotes não é o vilão da história, mas sim o preferido de Jesus Cristo, que inclusive lhe terá expressamente pedido, para o traír!

Milénios de injustiça e um nome ingratamente arrastado pela lama, deveriam reverter em choruda indeminização do Vaticano à família.

20 comentários:

S Guadalupe disse...

E como calcular os juros? ou as juras?

Anónimo disse...

Bem, andamos todos enganados. Também ontem ouvi a explicação para o milagre que consiste em andar sobre a água. Nessa época as temperaturas na Galileia eram mais baixas, permitindo a formação de camadas de gelo, pelo que qualquer um de nós poderia ter implementado esse milagre. Afinal o milagre resume-se a não ter escorregado.

S Guadalupe disse...

Dá sempre jeito a qualquer religião ter um judas. Ter o bom e o vilão... óbvio! E uns milagres também.. mas o MITO em torno do homem, Jesus Cristo (que existiu enquanto homem, ao que parece) é bem consistente e interessante. Não depende somente de uns quantos milagres. Seria, imagino, um homem com convicções e de uma enorme humanidade - uma afronta para os poderes instituídos que nunca imaginaram o MITO que vieram ajudar a criar... Quanto ao resto, não tenho imaginação suficente. Hoje estou básica!

miguel p disse...

guada
ainda não consegui preencher o trabalho da minha rede, na parte do densidade!
ainda vale a pena?

S Guadalupe disse...

Miguel, vale a pena vale (eu sei que é uma seca!), o prazo teve de ser alargado, os meus alunos faltaram às aulas esta semana, logo esta semana que eu precisava deles...

S Guadalupe disse...

SÓ 2 versões??!!, terá tantas como os ohares possíveis... ou seja, quantos humanos construam uma narrativa de uma realidade que não é una nem unívoca!

Sofia Melo disse...

Se a malta tivesse ido à catequese, já estava farta de saber que esta história do Judas já tem barbas. Claro que o Judas era um dos preferidos de Cristo, tanto que foi o escolhido para despoletar toda a história da Paixão. Na teoria católica, se não fosse a traição dele, completamente planeada de antemão pelo próprio Deus, a cruxificação de Cristo não teria acontecido, e népia para todo o historal católico que daí adveio. Para quem acredita, claro... Mas ainda bem que se vão dando a conhecer estes escritos. Pena não serem mais.

Anónimo disse...

Cara russazul
Eu andei na catequese e parece-me que te está aí a faltar um elemento. A traição foi arquitectada por Deus, mas o que aprendi foi que Judas traiu o amigo JC sem saber que isso estaria planeado ao mais alto nível da hierarquia católica. Teria sido Judas Iscariotes que, de livre vontade e a troco de umas quantas moedas de prata, denunciou JC aos romanos. Por isso é que ele tem sido o vilão da história este tempo todo.
Mas são fantásticas as versões que a história tem. E as evoluções que vai tendo. Sabiam que a Virgem Maria antes da Idade Média não era virgem?
É uma grande heresia, eu sei, mas segundo reza uma certa versão da História, Maria era uma senhora como as outras (à data, portanto, eventualmente virgem antes do casamento) mas que perdeu a virgindade na concepção do seu primogénito, JC.

Paulo Coelho Vaz disse...

ora aqui esta o essencial da historia.. com qm teve maria uma escaldante relacao sexual que deu no nascimento do jc?
ja sabemos q o ze nao era muito virado para as marias preferindo claramente os maneis e como os os ciclistas deverao ser tao pragamaticos como eu de certo que nao vao em tangas de que foi o deus.
Por isso deixo aqui deixo aqui A questão: Quem era o marmante que Maria andava a comer?

tiago m disse...

sou um ateu convicto e até há pouco tempo pouco interessado na religião que nos rodeia (entrei pela primeira vez há duas semanas na igreja mesmo ao pé da porta, confesso!)

e no entanto já tinha ouvido esta história que Judas tinha sido encarregue por JC para ir dizer aos Romanos onde estava JC; mais ainda, a história que ele o tinha traído resultaria de uma palavra mal traduzida, um daqueles casos em que um perito de barbas compridas nos explica que isto é evidente e lógico como a água

o que continuamente me impressiona é que factos ocorridos há mais de dois mil anos mantenham tal poder sobre a nossa sociedade.

S Guadalupe disse...

É fascinante, de facto. Eu cá sou daqwueles casos perdidos que fez a primeira comunhão, detestou e só lá ia para brincar mais um pouco. Na catequese ao menos não obrigam o pessoal a balançar-se para decorar a biblía. Ou a coisa já modificou. A senhora que lá estava nunca conseguia responder a nada, quanto mais saber História. Isso de na idade média a estória contada ser diferente, é natural. A grande instituição em franca crise que é o casamento católico, só existiu a partir do séc XIII, entre muitos outros ritos tidos por sagrados e milenares... É tudo uma questão de contexto e de olhar.

Anónimo disse...

Se calhar, como só há 2 semanas reparaste na igreja a pé de tua casa; também agora, podes notar que a religião foi (e ainda é, de certa forma) uma grande influência na vida das sociedades que a adoptaram / adoptam.

Sofia Melo disse...

Cara maria: O facto de judas ter traído de livre vontade não significa que ele não fosse o preferido de cristo - ele não foi é subserviente. No meu entender, Deus não gosta de subserviência cega, mas de fé inteligente. Depois de ver que que tinha feito, acreditou, e não agentando o stress da responsabilidade, matou-se. E consta que lhe foi perdoada a traição.
Quanto à outra maria, quem quiser pode sempre ler o evangelho do saramago. É uma versão interessante da concepção de cristo, e quanto a mim muito adequada à altura histórica dos factos.

Anónimo disse...

Em relação ao nascimento de Jesus Cristo, no ano 6 a.c, a tese oficial da Igreja Católica diz que Maria teve o seu filho com 16 anos e que por conseguinte Ele morreu quando ela teria 49 anos.
O que eu pergunto é que, à excepção do "Descimento da Cruz" do Rambrant, exposto no Ermitage, os outras milhões de pinturas que representam o nascimento e a morte de Jesus Crito, A Imaculada Virgem Maria nunca é retratada de acordo com as suas idades.

Anónimo disse...

deus (repararam no d pequeno?) nao existe, e cristo, apesar de ser um barbudo com imenso sucesso entre as gajas, nao passa de um pandego que levou uma malha da unica organizaçao competente da historia humana: o imperio romano.
O resto é folclore como as peixeiras terem sete saias, os campinos serem muito machos,os estudantes serem todos doutores, o Socrates ser inquestionavel, os agricultores precisarem de subsidios para comprar jonh deere com ar condicionado e portugal ser uno e indivisivel do minho a timor.
Mas gostei de saber que os meninos foram à catequese...

Anónimo disse...

É uma história meio interessante !

Paulo Coelho Vaz disse...

Com 16 anos?!?!?!?!
E eu a pensar numa torrida relação sexual.
Afinal ele deve ter sido quase violada ai por um cota qlqr...

Sofia Melo disse...

Eheheh, ó Paulo, andas a ver muitos filmes...

Paulo Coelho Vaz disse...

Ando ando e por isso mal consigo respirar como o truman.
Boa noite e boa sorte

Sofia Melo disse...

esse também é um bom filme...