Sorria. Você está na TV.
Privacidade, liberdades individuais, o poder do estado. Aí estão as novas grandes fronteiras do mundo actual, com blogues, fotoblogs, sites de encontros, shows televisivos, máquinas digitais, registos telefónicos, contas detalhadas de cartão de crédito, vias verdes; a vida privada (mesmo sexual), está disponível on-line e atrai imenso interesse, sites como o a tribe são pontos de convergência que fortalecem as comunidades; e tornam a vida mais interessante.
António Costa promete um passaporte melhor, com mais informação, mais seguro, digital. A polícia faz rusgas, pára todos os automobilistas, sem qualquer indício de transgressão. Em Nova York a cidade vai gastar 80 milhões de dólares a colocar câmaras por toda a cidade para combater o crime.
Em Coimbra o Encarnação também quer colocar câmaras na rua; a notícia passa nas TVs e aparece como consensual, nenhuma voz contra. (Curiosamente, a notícia sobre as câmaras em Nova York teve direito a uma peça mais alongada e bem mais crítica). Qual é a taxa de crime que justifica esta invasão? Quanto custa? É já isto consensual entre os habitantes de Coimbra? Já está toda a gente confortável com isto? Eu não.
8 comentários:
E o quando vais ao Doce Vita, pedes para desligar as acamaras antes de entrares?
bem, uma coisa é entrar num espaço fechado como um centro comercial, outra coisa é andar na rua. os comerciantes de Coimbra estão contentes, dizem que assim se sentem mais seguros. Não discuto, mas há dois tipos de problemas, pelo menos: o cidadão passa a ser hipoteticamente suspeito de crimes, e as gravações podem sempre ser utilizadas para fins escusos, como já tem acontecido tanta vez noutras situações. Fala-se tanto da reservada vida privada das figuras públicas.. e o resto da malta? Não tem os mesmos direitos? não, se calhar somos mas é todos um bando de potenciais criminosos...
O assunto nunca irá ser pacífico. Há muitos anos atrás a polémica estalou, por isso compreendo hoje ninguém manifestar desacordo,em Braga, onde foram instaladas câmaras por toda a cidade. Não sei, no entanto, se os resultados esperados foram obtidos. Temos de admitir que o BIG BROTHER existe, já há muito, e muito frequentemente não recorre a imagens. Veja-se o caso dos levantamentos em ATM ou da Via Verde. Por que raio o meu gerente de conta bancária tem de saber por onde andei, mas pode saber... está lá tudo! Não, não me sinto confortável, é uma lógica paranóide que não partilho. E quem está internado são os psicóticos, esses que têm razões para manifestar a sua ideação delirante.
nisso tens razão, nós todos, somos realmente um bando de potenciais criminosos, que é diferente de ser suspeito.
para intervir em coimbra, não são precisas camaras, basta ir à Portagem e olhar directamente para a prática criminal, por exemplo.
nova york, lisboa, roma, istanbul ou marselha, são situações certamente diferentes.
E podem bem colocar câmaras falsas, suficientemente dissuasoras, pois a serem instaladas verdadeiras, vão ser uma enorme despesa e alvo de vandalismo.
em "particular em Coimbra onde o crime cresce a galope"
mas isto é verdade? eu vejo os responsáveis pela policia a dizer que o crime em Portugal está a descer todos os anos, apesar da percepção pública ser a contrária. eu gostava de estar esclarecido devidamente sobre este ponto, onde estãs as estatísticas sobre isto? alguém sabe?
Se nao estava nomeadamente uma camara indiscreta nomeadamente a filmar o regabofe nomeadamente da policia nomeadamente no porto, quem iria nomeadamente saber daquele regabofe sanguinario nomeadamente sobre os perigosos nomeadamente marginais que nomeadamente vandalizavam um sinal de transito.
O famoso guarda abel deixa saudades no comando metropolitano nomedamente do porto mas era um menino nomeadamente quando comparado com com os cinco carros patrulha e uma carrinha das brigadas de intervençao rapida contra quatro garotos bebados.
"Ó chefe saraiva traga aí umas mines, e veja lá a força do animal que até meteu a porta do jipe adentro".
Vivam as camaras e as juntas tambem.
Até sou a favor de umas camaras altas e outras camaras baixas, as primeiras para centros comerciais galardoados e as outras para as areas deprimidas do comercio tradicional.
Se os brokers sao filmados porquê descriminar os dealers.
Se as miudas do taveira tiveram quinze minutos de fama eu tambem estou farto de ser fod... anonimamente
Porquê filmar o circo dos famosos e nao filmar os palhaços indiferenciados?
Sao os novos caminhos do cinema português na cidade das fitas, a curta metragem dos autarcas sem argumentos, maus papeis mas com boa fotografia e montagem série b.
A gravar... and cut.
ontem tive dificuldade em fazer o download dos quadros, mas encontras estatísticas no www.ine.pt, coloca na procura "crime" e depois vê. Ah, tens de fazer login e ter password, mas é rápido e grátisss (uma parte dos dados)
Enviar um comentário