1.7.06

cerejas


dificilmente poderia ter terminado de melhor forma este sábado futebolístico:

por um lado portugal eliminou a inglaterra, mais uma vez de forma sofrida e com preponderante e capital intervenção de um grande jogador, o ricardo, que acumula o facto de jogar no meu clube. por outro lado, o brasil foi eliminado. lindo.

neste momento vejo embevecido, uma boa quantidade de violas a voltar para os sacos, como sejam entre outras as violas tontas dos tablóides ingleses, as violas soberbas dos adeptos brasileiros e a viola do pinto da costa, que, ainda que arranjando formas espirituosas e rocambolescas, de desvalorizar os triunfos da selecção portuguesa, ouviu deco a considerar scolari como o segredo das vitórias e não consegue contornar o facto de que portugal chega ás meias finais do mundial e que o número de minutos jogados por jogadores do seu clube é até agora, um redondo zero.

19 comentários:

Sofia Melo disse...

oh happy day, oooohhhh happy daaayyyy!!!!! (não habia era necessidade dessa do pintinho, que está tão quietinho no seu cantinho...;) )

S Guadalupe disse...

3 em 1

S Guadalupe disse...

é disto que o meu povo gosta....

tiago m disse...

lindo este teu comentário! esta necessidade permanente dos adeptos do Scolari de atacarem os outros deixa-me estupefacto. somos e fomos sempre poucos, de modo que os nossos argumentos devem fazer mossa para os partidários do Scolari precisarem desta permanente tensão!

embora hoje tenha vislumbrado um razão para isso! já que o teu clube não consegue ganhar ao porto, vais via Selecção dos Amigos do Scolari para te vingar! lindo.

entretanto lembro que o insubstituível Scolari empatou 0-0 com a inglaterra (com um a mais durante muito tempo) onde o substituível Humberto Coelho ganhou 3-2... Memória curta.

o Deco não considerou o Scolari como O segredo das vitórias. elogiou o Scolari mas referiu-se como um dos factores. E andou muito longe dos encómios de figo e costinha e não falou que ele era insubstituível. Aliás é significativo essas diferenças...

miguel p disse...

declarações do deco:
http://www.noticiasdamanha.net/?lop=artigo&op=06409663226af2f3114485aa4e0a23b4&id=6b5fe66046d3b7a976474329e9c4f781

declarações do pinto da costa:
http://www.maismundial2006.iol.pt/noticia.php?id=697426&div_id=2714

não se devem comparar os jogos de 2000 com o de hoje, até porque em 2000 tinhamos o joao pinto.

o post é sobre as recentes reacções do pinto da costa, mais nada.

não pretendo atingir o fcp nem DESCABIDAMENTE tornar isto uma derrota para os seus adeptos, pelo contrário! até porque as imagens de festa no porto são, como em todo o pais, esclarecedoras.

e do ricardo, nem uma palavra?

miguel p disse...

alias, como é que o deco poderia falar, nos mesmos termos que o figo ou costinha?
ele nunca conheceu nenhum outro seleccionador de portugal sem ser o scolari, como poderia ele comparar com o que se passava anteriormente? não podia e nem o fez.

tiago m disse...

Do Ricardo falei na bola na bicla. Extraordinárias as defesas que ele fez. Aliás eu nunca disse que o Ricardo não devia estar na selecção. Nem sequer que ela fosse pior que o Baía. O que eu sempre disse é que é inaceitável que o Baía não seja considerado um dos três melhores guarda-redes portugueses.

Acho engraçado que aparentemente fiques contente que o "número de minutos jogados por jogadores do seu clube (Porto) é até agora, um redondo zero." Eu não ficaria contente que a selecção do meu país não tivesse representada um dos mais importantes clubes nacionais e o mais bem sucedido clube português. Mas percebo que deve ser duro conviver com o sucesso do Porto e do Pinto da Costa. Ano após ano. (E falo do PdC e do Porto, porque como tu dizes "o post é sobre as recentes reacções do pinto da costa, mais nada.")

Muita gente adepta do Porto consegue separar as duas coisas. Ainda bem para eles, conseguem ter mais bom senso que eu e não dar demasiada importância ao Scolari e à sua óbvia perseguição do FCP. Eu infelizmente, e como já expliquei várias vezes, não sinto esta selecção como minha. Até ao momento sempre a apoiei. Mas sem grande emoção e sem vibrar com os seus êxitos. Contra a França vou estar neutral. Espero que o Scolari tenha um bocadinho mais de coragem e decida jogar futebol para ver um grande jogo. E que o Deco e o Zidane estejam em grande.

miguel p disse...

eu fico contente quando a selecção do meu país consegue bons resultados, seja com q jogadores for, tal como no euro 2004 em q a maioria era do fcp.
no jogo portugal-frança não vou estar neutral, vou estar pela selecção portuguesa, mas tb. não acho que seja essa uma obrigação de todo e cada português.

tiago m disse...

já discutimos isto várias vezes...

de novo registo que tu vês "embevecido" que o PdC fique chateado que o "número de minutos jogados por jogadores do seu clube (Porto) é até agora, um redondo zero." Eu por acaso também fico chateado. especialmente quando o Porto tem jogadores que só não estão lá por serem do Porto....

É meio chato. Para além de não ser representativo do país futebolístico. (Representativo do país já discutimos que sendo o mais importante membro da selecção um brasileiro é dificil apelar ao irracional patriótico — ao qual eu até sou sensível por vezes).

Porque é que eu tenho a sensação que isto te dá um gozo particular? Ah, porque tu escreves isso no post! Porquê? Ah, só o Deus que ajuda os portugueses via Scolari, Ricardo e Figo saberá.

miguel p disse...

eu até acho que o tonel merecia mais ser chamado do que o ricardo costa, mas não faço drama disso.
dá-me particular gozo ver o pinto da costa de viola no saco? dá.
o pinto da costa diverte-me, quando fala? claro. é uma personagem tão importante para o futebol como o ajjardim para a política. divertem-me, é o meu lado ettore scola, são os meus giacintos.

repito:
eu fico contente quando a selecção do meu país consegue bons resultados, seja com q jogadores for, tal como no euro 2004 em q a maioria era do fcp.
no jogo portugal-frança não vou estar neutral, vou estar pela selecção portuguesa, mas tb. não acho que seja essa uma obrigação de todo e cada português. sinceramente.

tiago m disse...

Sinceramente gostei deste teu post. E de saber que uma das tuas cerejas em cima do bolo seja considerares que o PdC e os portistas (como eu) ficam chateados com a vitória da selecção Scolari. (Não se encaixa muito com "não pretendo atingir o fcp nem DESCABIDAMENTE tornar isto uma derrota para os seus adeptos", mas não faz mal).

Claro que qualquer adepto do Porto fica chateado que "o número de minutos jogados por jogadores do seu clube é até agora, um redondo zero". E seguramente o PdC também. E muito mais quando sente (com total razão na minha opinião) que isso acontece não por falta de qualidade dos jogadores do Porto, mas porque o treinador prejudica os jogadores do Porto.

Surpreende-me que consideres isto como uma cereja em cima do bolo. Ou se calhar não.

miguel p disse...

eu, no post, só falei no pdcosta.

dos adeptos, falei que se manifestavam nas ruas com as vitórias. os mesmos que disseste que tinham mais bom senso que tu próprio. quanto a ser uma cereja, basta leres porquê nos comentários anteriores.

eu fico contente quando a selecção do meu país consegue bons resultados, seja com q jogadores for, tal como no euro 2004 em q a maioria era do fcp. não mudei de opinião.
no jogo portugal-frança não vou estar neutral, vou estar pela selecção portuguesa, mas tb. não acho que seja essa uma obrigação de todo e cada português.

torçemos por clubes e selecções diferentes, qual é o problema?

miguel p disse...

e outra coisa que acho importante: não é pelo scolari que torço por portugal, como não foi por oliveira ou hcoelho ou arturjorge que deixei de torçer. aliás, poucas coisas me identificam com scolari, para além da solidariedade e benefício da dúvida que me merece por ser treinador de portugal, as quais tem correspondido com resultados inquestionáveis incontornáveis e nunca antes atingidos.
a um treinador exijo resultados, não quotas.

quando ele se for embora vem outro e as permissas manter-se-ão. gostava que fosse manuel josé mas se não for, não será por isso que vou deixar de estar pela selecção portuguesa.
é a minha opinião e não pretendo convencer ninguém.

Anónimo disse...

eu acho que o jogo poderia ter terminado melhor: devia ter sido mais cedo, com golos decorrentes de jogo no campo!
Mas ainda bem que o Ricardo defendeu, que os jogadores portugueses acertaram mais na baliza adversária e que ESTAMOS NAS MEIAS FINAIS!!!

tiago m disse...

não sei qual dos Migueis P existe neste momento. Se o combativo pro-Scolari das cerejas anti PdC e FCP, se o consensual isto-é-tudo-Portugal e os clubes não interessam.

Eu gosto mais do das cerejas.

miguel p disse...

honestamente,mas será que me lês?
não percebes que as intensidades sõa diferentes??? eu e a maioria dos portugueses e até os que se manifestam no porto quando portugal ganha (os que chamaste "sensatos"), NÃO SOU PRO-SCOLARI COM A MESMA INTENSIDADE E DESESPERO COM TU ÉS ANTI-SCOLARI, capice? mete isso na cabeça, de uma vez por todas, que parece difícil...

e eu estou por portugal sejam quem for os jogadores e treinadores que lá estejam.
tu aparentemente não: em 2004 torcias por portugal e hoje não e por mim tudo bem! até acho piada.

o pdc, como tu, confundem a estrada da beira com a beira da estrada, e por isso é legitimo criticà-lo e dá gozo vê-lo meter a viola no saco: os clubes interessam quando estao os clubes em causa.
e era o que faltava eu não poder criticar o pdc, sem ser anti-porto, elogiar o scolari sem ser ultra-scolari e por aí fora.
a vida não é a preto e branco, pá.
abraço

tiago m disse...

a questão (voltando a repetir-me mas estamos condenados a tal…) é que eu não vejo esta selecção como portuguesa. É esse O ponto de discórdia. Quanto tu dizes: "eu estou por portugal", eu digo esta selecção não representa Portugal.

E não vejo esta selecção verdadeiramente como portuguesa pelos dois principais pontos sendo o pertinente para este post que o Scolari transformou esta selecção na seus amigos, não na dos melhores jogadores de Portugal. Com evidentes, claros e apontáveis laivos de anti-portismo. Com isso perdeu o apoio das pessoas que pensam assim. Se eu achasse que esta a selecção de Portugal estaria obviamente com eles. Como estive com o Humberto Coelho, o Artur Jorge, o Oliveira, o Cabrita, e todos os anteriores e espero que os que venham a seguir.

O PdC sempre apoiou a selecção. Tem uma história longa que fala por ele nesse capítulo. E como já disse neste post (outra repetição) tenho a certeza que ele está fodido com: "o número de minutos jogados por jogadores do seu clube é até agora, um redondo zero". Isso diz muito do tipo de selecção que o Scolari arranjou; é extraordinário que o mais bem sucedido clube da actualidade esteja nessa situação. O que eu acho estranho é que tu te regojizes com isso. Mas é a beleza do futebol…

miguel p disse...

o pdc apoia desde que se faça como ele quer, e daí o seu constante saltitar de relacionamentos com ora um ora outro clube de lx.

essa ideia de que esta selecção não representa portugal é no minimo... discutivel. inovadora sem dúvida, mas onírica e pouco sustentavel, dada a óbvia e arrebatadora verdade das circunstancias.
acho que levas a questão das quotas e do "portismo" a sério de mais.
chill out e junta-te á festa logo se os da equipe de grenat ou dos amigos do scolari ou dos anti-portistas ou dos que já-foram-mas-agora-não-são ou como quiseres chamá-la, ganhar. a festa fica mais saborosa. os neutrais nunca perdem, mas tb. nunca ganham.

tiago m disse...

finalmente disseste uma coisa acertada neste post! tem dado muito trabalho esta posição, especialmente quando os meus amigos de longe me escrevem eufóricos que vamos ganhar aos ingleses, aos holandeses, aos fracius. enfim, é só sofrimento e pouco gozo.