e agora, scolari?
chega o momento de opinar sobre a continuidade, ou não, de scolari, após o mundial.
eu nunca fui pela diabolização ou pelo endeusamento de scolari, acho que é um profissional fiável e que apresenta resultados para além do esperado e exigido.
acho que scolari deveria saír.
o que fez na e pela selecção nacional é merecedor de uma comenda, pelo presidente cavaco. seria fantasioso pensar, há três anos atrás que estaríamos na final do euro 2004 e nas meias finais do mundial 2006 e devemo-lo obviamente, a scolari.
estas conquistas, reflectem estratégias muito próprias e eventualmente sui-generis, mas marcam uma época sem paralelo na história recente do futebol português. se forem inteligentes, os actores deste filme (scolari e madaíl), aproveitarão para sair em beleza, fechando o ciclo.
mourinho, no sábado após o jogo com a inglaterra, defendia que scolari deveria continuar, por não haver ninguém disponível (ou seja, ele), para o substituir com igual disponibilidade, palmarés e brilhantismo. concorde-se ou não, o facto é que acrescentou que treinar uma selecção é bastante diferente de treinar um clube. concordo, mais do que uma dinâmica rotineira para a resolução/gestão de problemas semanais, trata-se aqui, de criar uma sólida identificação e motivação colectivas, supra-clubes, a reboque de um prévio apoio, uma prévia aceitação generalizada, por vezes folclórica e até pimba, mas incondicional.
com este mundial, pode fechar-se então o ciclo. gostava de ver começar outro com manuel josé na selecção, já para a fase de qualificação para o europeu 2008. por ser um homem de carácter e personalidade, de persistência e brio e sobretudo por ter a coragem de escolher estar longe do status quo do futebol português dos últimos anos e assumir as suas críticas e posições. para além de estar a fazer um brilhante trabalho no egipto.
3 comentários:
não sei quanto ao substituto. é raro alguém ser tão respeitado pelos seus e conseguir exercer autoridade ao mesmo tempo. scolari conseguiu. mas também estou farta de ver as mesmas caras. para além da de scolari, veja-se. com ele, teremos uma selecção de maiores de 30, ou uma revolução? receio que seja a primeira opção!
Gosto também muito do Nelo Vingada. Acho que daria um bom seleccionador. Sinceramente.
Continuo a gostar do Humberto Coelho e do Carlos Queiróz, mas o perfil destes nada tem a ver com a exuberância do Scolari, antes pelo contrário.
Acho que o homem está mortinho por continuar por cá... simplesmente porque a família gosta de viver em Cascais.
e porque lhe vão dr 1,5 milhões de euros !!!!
vai ter que ser um banco a financiar porque ninguém tem dinheiro para lhe pagar... fantástico
será que ele agora já vai disponibilizar algum dinheiro para o bilhete de comboio para vir ver o FCP jogar?
Ponto 1 - Manuel José? Por amor de...
Ponto 2 - A selecção portuguesa é a terceira mais idosa do Mundial. As outras são, curiosamente, a França e a Itália.
Ponto 3 - Espero é que seja estrangeiro, que tal o Eriksson?
Enviar um comentário