coisas simples
invariavelmente o meu pequeno almoço é o imbatível dueto galão e pão-com-manteiga.
as únicas excepções, são em alturas de hotel, quando por forças e razões desconhecidas, acordamos com aquela característica voracidade que nos obriga a comer à-parva, croissant e pão com sementes, queijo, doce e fiambre de segunda, sumo e café com leite e duas vezes café mau. eventualmente com um docinho no fim.
passando à frente do refinadamente simples prazer do pão fresco e estaladiço com manteiga, a minha questão hoje, prende-se com os copos de galão. eu gosto do galão escuro e, tal como a sopa e o chá, quente. quente mesmo. ou então gelado, noutras alturas. morninho é que não. julgo que é fácil de imaginar o meu incómodo: a generalidade dos galões que me servem são em copo-de-galão. sem asa. e, sendo assim, tenho de esperar que arrefeça para pegar no copo, ou então beber sim, fazendo aquela pose, dir-se-ia meio abichanada até, de pegar o copo com meio indicador e meio polegar e fazer boquinha.
galão em copo com asa! velha tradição em algumas pastelarias mais antigas, mais até no norte, com aqueles exemplos lindíssimos de copo com asa metálica ou então uns novos, em vidro, patrocínio da mimosa, que também faz boa manteiga. é simples.
5 comentários:
pão com manteiga! fresquinho, pao a estalar… pois é, como alguém dizia, se não fosse tão barato era a melhor comida do mundo.
as aplicações de metal são lindas. mto art nouveau
quando fui ao Brasil, em cada hotel comi um pequeno almoço de muitas dezenas de peças (eu que normalmente nao como nada durante horas depois de acordar). ao quarto dia estava tão enjoado que nem conseguia cheirar o cheiro das mangas!
mudar de poiso para um em que o copo seja tal qual queres, é que não te passou pela cabeça... ah isso é que não. OU... compra um copo desses e oferece-o lá no café. fica a ser o TEU copo.
Coisas simples mas com exigências à parva
pegar no copo com meio indicador e meio polegar, se não for possível de outra maneira, dado a temperatura, é um mal menor, que quanto a mim não afecta a masculinidade de uma pessoa. Mal, para mim, é levantar ostensivamente o mindinho, isso sim, é pimba, piroso, e um pouco de chulice.
Agora ter que fazer boquinhas é que é mais grave, isso sim é que se pode considerar um tique abichanado, pode até desfazer por completo uma posse máscula, hirta, garbosa, tipo estadista de um qualquer bebedor de galões numa esplanada.
este chagas é mesmo triste afinal...coitado, ninguém o avidou de que o século XIII já acabou...apre...ainda por cima acha que tem sentido de humor...tudo tão forçado que deve pertencer aos amadores de Vila Franca...iykwim
não sendo grande fã de galoes, especialmente a ferver, não sofro desse flagelo. mas divirto-me à brava qdo tenho oportunidade de ter na minha frente alguém q tenta beber à pressa uma coisa dessas a ferver... Mas concordo. Há uns suportes girissimos, muito fashion e muito ergonómicos, para os copos de galão. voto nesses.
Enviar um comentário