19.9.06

maiores de 18

56 kg de peso por cada moça de 1,75 m de altura (ou seja, valor acima de 18 no indice de massa corporal - relação peso-altura) é o mínimo julgado aceitável pela organização dos famosos desfiles Passarella Cibelles, em Madrid.
pretende-se com tal decisão acabar com a promoção da magreza excessiva e da sua consequente referenciação em públicos susceptíveis de modificar os seus comportamentos para os atingir, nomeadamente levando a disturbios alimentares graves, como a anorexia.
eu concordo e acho que é mais um excelente exemplo de capacidade de acção e de coragem, que chega de espanha. arrisco dizer que para me identificar totalmente com o país nosso vizinho, só falta mesmo acabar com a monarquia. será uma questão de tempo.
voltando ao tema, eu que nunca fui especial apreciador da fase pau-de-virar-tripa-tipo-kate-moss ou do heroin chic, aplicado á moda, fico contente e espero que este possa ser uma atitude que se espalhe pela industria dos trapos. até porque sinceramente, nós acabamos por prestar muito mais atenção, não ao que a generalidade das olívias apresenta nos desfiles, mas sim á expresssão, textura e forma que esta, esta, esta, esta , esta ou esta senhora se lembra de fazer para demonstrar o seu índice de massa corporal.
maiores de 18, claro.
ps: confesso a minha total incapacidade para escolher uma imagem para este post.

15 comentários:

tiago m disse...

ah, beyonce… mto bom post; especialmente esses links já preparadinhos, assim facil de clicar.

(mesmo estranho esta medida. mas o que é o que o governo espanhol tem que meter o bico nesta questão?)

(no essencial estético da questão estou de acordo contigo; e já tive esta discussão com muitas mulheres de muitos países -- nós, homens -- não gostamos de magrelas. A resposta delas é invariavel -- nós não fazemos isto para os homens, mas para nós, as mulheres. Incompreensível…)

S Guadalupe disse...

a fronteira é por vezes muito ténue, e não acredito que não gostem de magrelas com aspecto saudável, isto é, com tudo no sítio sem barriga e banhas, e com ar de quem não passa fome ou de quem está para tombar para o lado a qualquer momento.

curvas, sim, mas no formato do corpo, não em pneus... os homens são os primeiros a ser hipócritas a este nível. dizem que não gostam de magras mas a escolha dos olhos recai vastas vezes nessas mesmas e não noutras. é ou não é?

já estive bem mais gorda (10kg) e não me sentia nada atraente. Até aos 20 era um exagero de magreza, o que também não me fazia sentir nada de especial, principalmente com os joelhos. eh eh eh... O equilíbrio é bom , mas muito difícil de alcançar numa sociedade de sobreconsumo...

S Guadalupe disse...

já agora, sugiro que procures o peso e altura destas meninas. e chega às tuas conclusões...

Anónimo disse...

A razão do governo espanhol "meter o bedelho" neste assunto terá, imagino eu, a ver com uma questão de saúde pública.

Acompanhando as notícias mais detalhadas sobre esta medida, surgem amiúde os relatórios e dados estatísticos sobre as mulheres (jovens e já maduras) espanholas com distúrbios alimentares graves, à custa de quererem acompanhar os "ideais" de beleza que lhes são impostos, nomeadamente pelo mundo da moda.

Tenho a tentação de concordar com o comentario da SG, mas a "psique" masculina nessas coisas é um pouco primária e olhar não faz mal a ninguém...

Anónimo disse...

"nós homens não gostamos de magrelas"...irra, fala por ti pá...eu cá gosto muito de mulheres magras e nem sei se percebo bem este paleio espanholado, mas pronto...e nem uma modelo nas selecção do Miguel, e olha que há bastantes com "expressivo" "indice de massa corporal"...

S Guadalupe disse...

isso nós já tínhamos percebido, manson!

Anónimo disse...

Para mim esta questão é muito simples, o governo espanhol e os organizadores da semana da moda em Madrid, ao invocarem a problemática da saúde pública e as doenças com ela relacionadas, estão sobertudo a realizar uma inteligentissima jogada de marketing. Nos outros anos, ninguem falava desta semana da moda de Madrid, que além de não ter visibilidade, ainda tinha que competir ao nível de mediatismo com a semana da moda de Londres, sendo que com esta jogada, o Governo de Zapatero, meteu todo o mundo ocidental a discutir este assunto, colocou o seu país nas páginas de jornais e revistas, nas televisões, etc ..., e ainda por cima com uma atitude que do meu ponto de vista é louvável.
Quanto a gostos pessoais, eu prefiro sem dúvidas nenhumas mulhers mais cheinhas, normalmente com um indice de massa corporal a rondar entre os 22 e os 24.
Em relação às senhoras que o Miguel colocou no post, só as senhoritas Eva Mendes e Soraia Chaves, fizeram acordar ou despertar uma parte meridional do meu corpo...

miguel p disse...

para os leões (manson e joão chagas aleixo) e tb. para os outros, claro, peço uma atençãozinha especial à esforçada isabel figueira, que não desmerecendo, apresenta também saudável desenvoltura e, neste caso, inegável bom gosto:

http://onfinite.com/libraries/338876/3b5.jpg

Anónimo disse...

uma belíssima leoa, cheia de sex apeal e com um olhar matador, olhar esse que me chega a enrregelar a espinha. Obrigado Miguel, por esta Vénus com braços do século XXI.

S Guadalupe disse...

miguel, só para teres uma ideia... nos últimos tempos o meu índice é de 19,6. E não sou uma das tuas amigas mais magras, portanto pensa lá no que dizes.

as que escolhes devem ter um acréscimo de índice por causa do peso do silicone. ouvi dizer que é, de facto, pesado!

miguel p disse...

estas em forma, portanto.

onde esta escrito que silicone é crime?

S Guadalupe disse...

não é crime, é pesado e anuncia formas bem redondinhas. Não renuncio no futuro a dois daqueles saquinhos só meus...

Sofia Melo disse...

concordo q esta seja uma jogada de marketing dos nuestros hermanos para promover o evento. Concordo mais ainda com a nota à isabel figueira, que, já o disse muitas vezes, dá de 10 a zero na maior parte das modelos que para ai andam. Concordo q deixem de se atirar para as passarelles miudas com 14 anos, a não ser q seja para passar modelos próprios das suas idades.
Os homens gostam de curvas. é um dado adquirido. Não de pneus - só das curvas. e as tipas q ganham milhoes a vestir e mostrar trapinhos devem dar o exemplo a quem lhes liga alguma coisa. E em termos gerais, fica muito melhor na fotografia uma mocinha com ar saudável (sem peles penduradas em ossinhos débeis e sem caras pardacentas), com silicone ou sem ele.

S Guadalupe disse...

blue? de regresso!!!!

tiago m disse...

artigo sobre a magreza dos modelos no shows en NY
http://www.nytimes.com/2006/09/21/fashion/21MODELS.html?8dpc