15.12.06

época de contratações

vale 10 liedsons e 20 nunos gomes.

29 comentários:

Anónimo disse...

grande contratação no mercado inverno, os faltosos e prevaricadores que se acautelem, a senhora não brinca em serviço.

Por mera coincidência, a última vez que foi de comboio para Loulé, tive o prazer de partilhar a mesa da carruagem, com a dita magistrada e com o seu marido fiscalista, pessoas aliás de uma grande simpatia e simplicidade. Contudo, tive pena de não falar de futebol, dado que praticamente durante as 3 horas de viagem, só falamos de economia paralela, fiscalidade e pouco mais.

Miguel, deves estar a brincar com o rácio de qualidade futebolística entre o Liedson e nuno gomes, porque ele não é de 1 para 2, mas sim de 1 para 100.
É um problema de utilidades marginais e taxas marginais de substituição.

Anónimo disse...

o apito vai deixar de ser DOURADO vai ficar sem côr ...
ganda mulher , mulher de pelo na venta .
estamos cá para ver como se faz !

Anónimo disse...

+ 104 sobreiros pró galheiro ó arq. paisagista...
http://www.diariocoimbra.pt/14118.htm

Anónimo disse...

era esta que era preciso...não me parece mulher para ter medos. ;)

miguel p disse...

é verdade, aamorim...
até me arrepio com esta facilidade com que se classifica de "imprescindível utilidade pública" a ligação a uma estrutura comercial (fórum coimbra)... enquadra-se na estratégia de modernização e agilização administrativa, levada a cabo pelo actual governo, na aprovação rápida dos chamados PIN (projectos de interesse nacional) em que o objectivo primordial é a criação de emprego.assim, é impossivel garantir o equilibrio e a sustentabilidade de todos os aspectos associados a cada investimento, nomeadamente os ambientais.

Anónimo disse...

Destas, havia de haver muitas. Muitas mesmo, que isto era outra loiça. Deixa lá ver se deixam a mulher trabalhar, e limpar alguma porcaria no mundo podre da bola.

S Guadalupe disse...

foi uma excelente notícia de final de tarde... muito boa!

Anónimo disse...

o apito dourado passou a um estádio superior de maturação, passando agora a ser apito salgado...

tiago m disse...

fico muito contente com esta notícia. e espero que no final da história toda a gente aceite as conclusões, mesmo que não sejam as que vocês querem…

Anónimo disse...

Como dizia um amigo meu - agora é que se vai descobrir que o Pinto da Costa comprou o árbitro Michael Nielsen para ganhar a final da Champions em 2004.

O ... Regionalização

miguel p disse...

paulo vida,
realmente, é usual ouvir pérolas dessas aos portistas. não a todos, é verdade, veja-se os casos de miguel sousa tavares (!) e antónio lobo xavier (cara da vertente economico-financeira-empresarial do universo andrade), ambos a falarem abertamente do eventual beneficio em pintodacosta se demitir (impensável, na boca destes há pouco tempo atrás).
se eu fosse adepto do fêquêpê, estaria revoltado, porque na verdade, sem estas movimentações claramente ilegítimas e no mínimo eticamente reprovàveis (legais ou ilegais, se verá), o porto teria dominado o futebol das últimas décadas de igual forma.
é ingrato, mas a provar-se a promiscuidade aparente, são todos os triunfos que estão em causa...
é um desrespeito pelos jogadores, treinadores e sobretudo pelos adeptos. mas isso é lá com eles (ou convosco, se for o seu caso)...
cumprimentos

tiago m disse...

miguel,

o lobo xavier não falou da demissão do Pinto da Costa. Disse que se ele (Pinto da Costa) chegasse à conclusão que estava a prejudicar o clube, se iria embora.

eu sou grande adepto da vinda de todos os pesos pesados da justiça pesada para o futebol (espero que o resto da actividade económica não fique sem pesos pesados, mas isso não é para aqui chamado).

Mas não deixo de registar com interesse a alegria esfusiante que benfiquistas e sportinguistas irradiam. Como se o homem e o Porto tivessem sido condenados. Eu estou de acordo com a tua nova contratação e heroína: "confiem na justiça". E como tal espero para ver.

As conclusões de que as movimentações eram "claramente ilegítimas e no mínimo eticamente reprovàveis" deviam ficar para essa altura. Mas tenho a certeza que para sportinguistas e benfiquistas as conclusões do inquérito só podem ser umas. E se não forem essas, lá estarão a dizer que a justiça em Portugal não funciona…

miguel p disse...

o lobo xavier por a hipotese do pdc se demitir é por si só um sinal, não achas? ainda ontem ouvi isto a um comentador de economia (a perspectiva de lobo xavier é por aí, pela saúde da sad), na tv.

para mim, o que já veio a publico, antes ainda do livro da ex-primeira dama, é suficientemente claro (as escutas telefónicas) para as considerar eticamente reprováveis. aliás, já postei sobre isso aqui.
lembro-te que o proprio pinto dacosta confirmou que o arbitro que o visitou em casa foi lá "tomar café".
eu sou livre de achar que estas visitas são eticamente discutiveis e eventualmente reprovaveis.

os sportinguistas e os benfiquistas estão radiantes. e os portistas não estão? porquê?

será esta uma cabala tão bem urdida contra o homem? acreditas mesmo nisso?...eu compreendo que queiras acreditar na inocência do teu idolo, mas será que nada disto te incomoda, nem um bocadinho?

tiago m disse...

claro que incomoda. como sempre incomodou a agressividade do FCP, alguma falta de fair-play, a pressão sobre os árbitros, etc. Ontem na RTP memória vi um penalty escandaloso contra o Porto e a favor do Paços de Ferreira. É impossível o árbitro não ter visto. Mas não marcou.

As pessoas do Porto dizem que essa era a única maneira de quebrar com um sistema que favorecia Benfica e Sporting à vez. E que anteriormente dominava o mundo do futebol, árbitros incluídos. (p.ex., entre muitas outras coisas, nomeavam o presidente da federação de futebol, uma vez um, outra vez outro). E até recentemente o Sporting teve 17 penalties num campeonato, depois de ter pressionado fortíssimamente os árbitros. Tudo isto é parte da história nas não invalida que a conduta do FCP e do Pinto da Costa não, em muitos casos, bonita, e que eu preferiria que as vitórias do Porto tivessem sido obtidas com uma estratégia elegante.

Mas essa agressividade era ilegal? E só o FCP beneficiava? Aí está o apito dourado para responder a essa questão fundamental. E o que eu digo é: Vamos esperar para ver. Fico contente com a nomeação de alguém que é consensual pela sua agressividade em tentar resolver os problemas. E mais uma vez digo: quando chegar ao fim, espero que toda a gente aceite as conclusões. Mas tenho a certeza que se considerarem que o homem não deve ser sancionado, que logo se levantarão vozes vermelhas e verdes a dizer que a justiça não funciona e que não deixaram a Morgado trabalhar.

quanto às escutas telefónicas e coisas avulsas desse género, não gosto muito de fazer comentários. uma das pesquisas google que deu o Agitar no primeiro lugar da lista é "putinha brasileira de 14 anos". Dito assim ainda vou parar à cadeia um destes dias.

Vamos esperar que a tua nova contratação/heroína veja as evidências e proponha eventuais penas. Depois falamos. (Ah, e esperemos também que com este afâ, o procurador não descure corrupção económica, política, etc)

Anónimo disse...

A propósito do tema, passo a transcrever um excerto do artigo do Miguel Sousa Tavares no Jornal "ABola" de 12-12-2006:

"Pinto da Costa deve demitir-se?"

"Depois de tudo o que foi dito sobre o "Apito Dourado" e Pinto da Costa, que é envolvido em actos de corrupção e até em atentados contra a integridade física de um político, como é que os portistas continuam sem pedir a demissão do seu presidente? Será que não querem saber da dignidade do clube? Só querem ganhar e a forma como o fazem não interessa? Será que pensam que não há, no universo portista, mais ninguém que consiga fazer com que o FCP continue na sendo dos sucessos?
E Pinto da Costa? Não terá dignidade? Porque não se demite depois de tudo isto? Porque teima em ficar? Quais serão as suas razões? Enterrado em "lama" até ao pescoço, não estará a enterrar, com a sua continuidade, também o nome do clube que, como ele diz, tanto ama?"

Esclarecedor, independente, inteligente, contundente e directo, boa Miguel.

Anónimo disse...

olá Tiago ;)...tentas-te desviar do assunto central em questão e que são os métodos mafiosos utilizados para essa tal "pressão"...não me alongo mais, compra o Expresso de hoje e lê o rol de agressões, ameaças e ofensas prepertadas por Pinto e os seus e que, felizmente, não caíram no esquecimento de todos embora muitos tudo tenham feito para que isso aconteça...o Pinto da Costa é um mafioso perigoso, muito perigoso...e a clubite cega muita gente...eu chorei de alegria quando o Jorge Gonçalves abandonou o Sporting e não foi por nunca ter ganho foi porque sentia vergonha do meu clube...e não, os meus valores não são diferentes nem mais elevados dos de muito portistas que conheço, tu incluido...abraços...e desculpa lá, decida a justiça o que decidir, todos sabemos já que chegue...

tiago m disse...

Caro Afonso, Olá!,

"e desculpa lá, decida a justiça o que decidir, todos sabemos já que chegue... "

pois é exactamente com isso que eu não concordo… Infelizmente é óbvio que mesmo que a justiça decida que afinal não havia nada contra o PdC, lá estarão verdes e vermelhos a dizer que a justiça afinal não funciona (o que é um argumento fantástico).

eu não me tento nada desviar do assunto central em discussão, pelo contrário, eu estou completamente no assunto central. A justiça portuguesa decidiu que o assunto mais importante é a corrupção no desporto. Como português fico desconfiado -- será que esta é a prioridade nacional? Como portista fico muito contente -- todos os factos serão esmiuçadamente investigados com direito a conclusão final.

Pequeno aparte relativamente ao Expresso (que não compro há muitos, muitos anos) é o exemplo de um jornal cegamente parcial, elitista, lisboeta e ferozmente anti qualquer coisa que ponha esse poder em causa (Fernando Gomes, Alberto João Jardim, Daniel Campelo e sim, Pinto da Costa). No que refere ao PdC sempre teve uma atitude de cegueira. Eu li lá repetidamente que o PdC estava completamente acabado (numa altura em que o Porto, pasme-se, tinha ficado três anos em segundo lugar do campeonato e ganho três taças de portugal e tinha ido mais longe que nenhum outro clube nas competições europeias). Durante semanas, repetia-se esse lugar comum. Passado um ano o Porto ganhava a taça UEFA. Passado outro a Champions League. (Exemplos entre muitos. Quanto ao Daniel Campelo são incontáveis as vezes, ainda hoje, que o homem é achincalhado nas páginas do Expresso). Uma vergonha. E é uma vergonha que se continue a considerar o Expresso como um jornal de referência.

Anónimo disse...

Caro surfista,

Ao bateres dessa maneira no Expresso, quer dizer que te estás a esquivar a comentar as palavras de um seu colunista, que por acaso foram escritas na coluna que o mesmo tem na Bola?
Olha que esse mesmo colunista é um portista dos 7 costados...

Anónimo disse...

Caro Tiago,

não te conheço, mas tenho imensa pena. Ao denegri-res assim o expresso, gostaria de te convidar para assinares uma coluna sobre futebol no meu jornal.

tiago m disse...

Caro Aleixo,

o Miguel Sousa Tavares foi gajo de quem nunca gostei. Como podes ver variadíssimas vezes nos comentários feitos por aqui (embora num deles duvidasse, e com razão, de que ele fosse culpado do pelágio de que o acusavam). Como não li a coluna (e não tenho interesse especial em lê-la…) não tenho que comentar. (E a minha opinião não mudaria por aquilo que ele aí escrevesse)

Caro Arquitecto José António Saraiva,
Você é o centralista mais centralista do país (e um pouco básico quando escreve sobre política…). Mas para escrever sobre futebol, venha o convite (com indicação do salário) e a proposta será analisada sem qualquer descriminação em relação às demais.

miguel p disse...

tiago, tens razão: o tema seminal, do post, é realmente a decisão da justiça portuguesa de priorizar e sistematizar, mediatica e operacionalmente a organização e instrução do processo "apito dourado". não podes é reduzir isto, a uma perspectiva demagógica de dizeres que hà outras prioridades. pois hà. e há muitos problemas. e eu acho que os processos mediaticos e susceptiveis de maior alarme, agitação e alteração social, devem ter uma especial atenção, por motivos óbvios. penso tb, que este processo não se esgota no sector da "corrupção desportiva", ele é a ponta de um iceberg que atinge a política, a sociedade civil e a propria justiça.

o facto recente do presidente da académica de coimbra ter sido acusado do crime de corrupção, por via do lugar que ocupava comulativamente no departamento de urbanismo da camara de coimbra, também o catalogarias, exclusivamente na prateleira da corrupção desportiva?
não podes, isto é transversal e é realmente prioritário! por uma questão de sobrevivência, sanidade e higiene do estado democratico. e de direito.

e falar nisto tudo e não referir o papel e sobretudo a actualidade do envolvimento do teu presidente é realmente difícil. pelo que já veio a público (e não só no expresso...) e que teimas em desvalorizar e até pelo que este processo não vai sequer atingir, como sejam os gloriosos tempos do guarda abel.

que todos queremos justiça, é de "la palisse". que todos temos de esperar, é óbvio. que não devemos condenar o homem sem provas de crime, é óbvio.
que tudo o que já veio a público (das escutas aos depoimentos, das investigações jornalísticas - em todos os jornais, excepto os desportivos, ao livro da ex-primeira-dama) é mais do que suficiente para que se possa ir, em teoria, além da ideia da vil cabala...

tiago m disse...

Miguel,

Não consigo perceber porque é que dizes que estou a desvalorizar o que veio a público. Não tenho a certeza e não escrevi em lado nenhum que os factos não são relevantes. E por isso digo (mais uma vez…) que fico contente por o caso ter sido entregue a alguém que tão obviamente tem falado contra o mundo do futebol, e que assegura uma investigação aprofundada e agresssiva.

Eu sei que dizer mal do PdC é a única opção para muita gente, como provado pelo extâse orgasmástico da elite lisboeta deste país, plasmada por inúmeras páginas de jornais e longas aberturas de telejornais. Acho divertido ver a Carolina Salgado passar de puta a grande senhora.

Mas se permites eu antes de dizer alguma coisa espero para ver. Em total concordância com a nova contratação de Sporting/Benfica (texto deste post): "Confiem na justiça". Curiosamente, helas, são os que se regozijam antecipadamente com a condenação do PdC pela justiceira Morgado que não escutam tais sábias palavras.

miguel p disse...

antes de dizeres alguma coisa esperas para ver? o que é que te falta dizer, pà?
agora é que é altura de falar dos factos relevantes que todos nós vamos sabendo e que a ti próprio incomodam. depois só se fôr comentar a decisão judicial e isso é o que tu dizes que os sportinguistas e benfiquistas farão... e afinal tb te queres guardar para lá. ;)
eu acho que isto já passou um bocadinho da visão quixotesca e estigmatizada, dos tenebrosos monstros da elite lisboeta (vai perguntar à generalidade do cidadão nacional, o que acha do alberto joão e do pinto da costa, ficarias surpreendido) afinal, moinhos.
e é um erro, penso eu, reduzires ou baseares este processo a essa questão, até porque é, pela primeira vez, tambem de dentro do fcp, que se ouvem algumas vozes (ainda baixinhas...)

quando digo desvalorizas, estou a projectar no sentido de descrédito que atribuis aos meios que os divulgam. lembro-te que não é só o expresso. foi o público e o correio da manha e foram uma série de outros órgãos, que me parece injusto colocar em termos de credibilidade, ao lado do livro da carolina salgado, apesar de tudo.
tal como no âmbito do alberto joão, há sempre a tentação de matar o mensageiro das más notícias.

um ponto é certo e aí estou contigo até ao fim do mundo:
pinto da costa diz que está inocente e não me passa pela cabeça que o condenem se não conseguirem provar o contrário.

termino confessando-te que me sinto também, muito mais descansado que seja uma mulher sem côr, a tomar conta disto... aliás, se ela se safa nesta, é um nome fortíssimo para proto-candidato às próximas presidenciais. não vejo outra e se não se candidata nenhuma mulher, é desta que não voto.

Anónimo disse...

Caro surfista,

não leste a coluna do Miguel Sousa Tavares, mas eu no meu antepenúltimo post cito-a, portanto, se não queres comentar, não tens palavras, sentes-te melindrado, desconfiado, pouco a vontade, incomodado é uma coisa, mas dizer que a não comentas porque não a leste, cheira-me a desculpa...

Anónimo disse...

Caro Tiago,

retiro o convite que efectuei para que escrevesse no meu jornal, pois afirmou que eu sou "um bocado básico quando escrevo sobre política".
Como todas as pessoas sabem, ou deveriam saber em geral, e eu em particular, eu sou o director-analista-jornalista mais bonito, elegante, brilhante, bem formado, educado, reluzente, bem informado, culto, importante, influente, vaidoso, egoista, narcisista, bem vestido, aprumado, bem cheiroso, penteado e com a melhor barba rala de todos os jornalistas portugueses, e não aceito insultos nem ofensas ao meu elevado e justificado ego, ainda por cima de uma pessoa que não conheço.
Eu sou o maior e melhor, e todos tem inveja de mim e do meu sucesso.

Anónimo disse...

peço desde já desculpas ao srº João Chagas Aleixo, por ter havido uma troca de nomes no último post.
Quero deixar a todos bem claro que o último post foi escrito pela minha elevada sabedoria e inteligência.
Pelo incomodo reitero as minhas sinceras desculpas ao visado.

tiago m disse...

Caro João Chagas Aleixo, ou será Arquitecto, ou será Saraiva, não sei bem quem será,
Desculpe-me não querer comentar a coluna do Miguel Sousa Tavares. Como já disse é opinião que não me interessa particularmente. Prefiro gastar o meu tempo a comentar o caro amigo.

Caro Arquitecto, ou será João, ou Chagas, ou Aleixo,
tenho pena de que as minhas néscias palavras o tenham levado a retirar o convite. Poderei de algum modo levá-lo a considerar? Tenho uma enorme vontade e uma enorme inveja de todas as pessoas celébres e famosas que gastam mais tempo a comentar futebol que a tratar das suas profissões. E gostava de ser uma delas!

Caro Miguel,
parece-me excessivo que a participação num inquérito ao futebol seja um cartão de entrada para um candidato presidencial. Parece-me pouca participação cívica ou política para o mais elevado cargo da nação! Mas enfim, o futebol tem vindo a adquirir tal relevância neste país, que já não digo nada…

Anónimo disse...

caro Tiago...quando me referi ao Expresso não foi por o considerar uma referência do jornalismo nacional, embora o seja, para o bem e para o mal...mas só por na última edição lá vem o rol (com datas e protagonistas) dos actos mafiosos perpretados por El Capo Pinto e seus capangas que alguns fazem questão de esquecer...Não é nenhuma opinião nem análise, é uma listagem...se desejares envio-ta para te avivar a memória. A questão de ser ou não ser feita justiça é outra, pode ser ou não considerado culpado em tribunal, se lá chegar...mas os factos a que me refiro aconteceram, agora se como culpado vai ser dado alguém não sei, mas aqueles chegam-me para formar a minha opinião...o Berlusconi foi preso? o Putin foi preso? o Pinochet foi preso? Pois...acho que são exemplares modelos injustiçados pela imprensa...;) ...

Anónimo disse...

ah! e se alguém elevou a Carolina Salgado à categoria de grande senhora foi o sr. Pinto, de empregada de Reinaldo Teles a primeira dama do FCP foi um passo natural...outras se seguirão...e olha que nove anos de relação pode ter contríbuido para ela perceber umas coisas...