8.1.07

A Ira do Irão

Ontem vi uma entrevista do Programa "60 Minutes" da CBS com o Presidente do Irão, Ahmadinejad, sobre a situação actual, as relações internacionais com Jerusalém, Palestina, USA, sobre o armamento, estratégia bélica, energia nuclear, etc.

O correspondente Mike Wallace sentiu-se muito incomodado e, às tantas, foi questionado se representava a sua administração ou se era jornalista.
Vejam algumas das partes da entrevista aqui, aqui, aqui, aqui e mais, caso tenham tempo, ainda aqui.

Eu fiquei igualmente incomodada com o tom e ideias preconcebidas em que a entrevista é conduzida, havendo, nas perguntas e comentários, uma clara formatação de mentalidade à americana. Claro, é difícil abstrairmo-nos do que conhecemos e defendemos. É o olhar do ocidente sobre o médio oriente! Fiquei igualmente incomodada em ter percebido o quão inteligente este presidente é... a inteligência, poder e fundamentalismo juntos podem marcar profundamente o mundo!

1 comentário:

Anónimo disse...

Tema interessante o Irão e a sua actual opção nuclear de enriquecimento do urânio. É curioso, à uns tempos li um livro " o Irão : País nuclear" escrito por um jornalista português,a certa altura do livro existe uma entrevista a um pintor iraniano em que este último levanta uma questão curiosa " Quando um muçulmano cruza com um ocidental quem decide quem é o terrorista?