29.3.07

o cartaz

a ideia subjacente ao cartaz do pnr, espetado no meio do marquês de pombal, não surpreende ninguém. pelo contrário, assume e reafirma slogans antigos.
tenhamos consciência disto: esta gente existe e está no meio de nós. mais silenciosa ou mais assanhada, mais consciente ou menos consciente, mais informada ou mais folclórica. e todos nós podemos facilmente referir a uma ou outra pessoa das nossas relações mais ou menos directas, a essência de tais slogans.
ao contrário das reacções de hoje, eu acho que não deve ser dada mais importância ao assunto do que ele merece e sobretudo o que a mim me custaria era que esta gente passasse rapidamente de provocadores e extremistas a vítimas do sistema, que aconteceria se aprofundassemos a ideia de ilegalização ou inconstitucionalidade da campanha ou do partido.
para mim a democracia também é isto: todos termos direito á expressão pública das nossas ideias. mesmo, paradoxalmente, dos que são contra o regime democrático.
eu, confesso, prefiro assim. que estes maduros dêem a cara ao manifesto, que os combatamos em liberdade, com as armas da democracia. sem medos e sem concessões. sem vitimizações e sem meias palavras.
até porque expostos, eles e as sua ideias anacrónicas, extremistas e sectárias, constituem por si só, a pior publicidade que podem ter.

5 comentários:

Anónimo disse...

Ora nem mais. De facto é preferível que estejam assim, à vista de todos, para que os possamos reconhecer na rua.

Mas não nos podemos distrair. Não podemos deixar de apontar o dedo a quem assim pensa. Não podemos descansar e pensar que o problema não é nosso, porque não nos toca. Se assim fizermos, um dia acordamos e temos esse paranóico, e os seus patrocinadores, à frente dos nossos destinos.

Nessa altura será tarde demais.

Anónimo disse...

Conheço bem este fenómeno, tenho amigos afectos a estas causas, respeito-os, desde que não misturem política com futebol, nem metam as suas convições e ideais políticos à frente do seu amor ao Sporting.

Pode-se pensar que estas pessoas utilizam o Sporting e a Juve Leo para passar as suas mensagens, mas o que é verdade e que poucas pessoas conhecem é que a maioria destas pessoas que estão na Claque é sócia do Sporting há mais de 20 anos, muitos deles inscritos pelos seus pais quando nasceram, por isso não se pode tomar a parte pelo todo.

Por outro lado estamos num estado de direito democrático, o partido em causa é legal e cumpre as leis que regulamentam a acção dos partidos políticos, concorre a eleições democráticas (nas Legislativas de 2005 teve , salvo erro, 10 600 votos) e desde que cumpra a Constituição, isto é, não incite ao ódio, não apele à violência e não propagandeie o ideal fascista, não vejo razões para tanto alarido, preocupação e... publicidade.

Mil vezes ver este cartaz, do que o que em tempos estava no seu lugar, que era o Santana com o cabelo cheio da gel puxado para trás, a dizer que o túnel por si inventado para aquele lugar, iria resolver todos os problemas de tráfico em Lisboa...

Anónimo disse...

Este cartaz é a explicação da vitória do salazar no prgrama da RTP1 "O Grande Português"

S Guadalupe disse...

A democarcia tem destas coisas... e os limites no direito são tão difíceis de traçar...

Não sei, no entanto, se é a pior publicidade que terão. É uma causa que aproveita a ignorância, uma vez mais, e o mdeo... ainda mais nos tempos de ameaça ao direito ao trabalho que vivemos.

ainda não perceberam que são os emigrantes que podem garantir o nosso futuro, por várias razões.

Mas... lembremo-nos que grandes fascistas chegaram ao poder com o voto popular!

Repugna-me que os contornos da lei permitam a existência desta gente sob a alçada de uma organização democrática!

Sofia Melo disse...

ora, Miguel, alguém com uma opinião coerente. Sim senhor. A democracia é para todos, não é só para os politicamente correctos. os tipos do PNR são malucos, mas tem direito a expressar-se. Quanto mais importância se dá a isto, mais relevo se dá a esta atitude. dequalquer modo, falar no assunto acaba por ser sempre bom. Para mim, isto é uma atitude inofensiva. há por aí muita gente q apela ao nacionalismo, mas acalmem-se, que não em aí uma onda xenófoba por causa deste cartaz. há gajos muito mais perigosos que estes, e, pior, estão no comando da nação. a piada, é que esses só fizeram cartazes com baboseiras aquando as eleições (e ninguém se queixou), mas agora, é pela calada que nos enterram a todos....
Acredito q esta atitude do PNR tenha surgido por causa do concurso dos grandes portugueses. E acredito também q o resultado desse concurso mais não foi que um protesto geral contra o estado da nação.