redes sociais no novo testamento
Depois da Maria, minha aluna de mestrado, ter elaborado um trabalho centrado na abordagem às redes sociais no romance Germinal de Emile Zola... encontrei este ensaio sobre as redes sociais do Novo Testamento. Muito interessante!
4 comentários:
està demais.
e o germinal é um grande livro/filme.
Pois, este tipo de diagramas são o resultado visível do que faço. A Maria não chegou a tanto, mas, já que é de história e queria estudar as mulheres operárias na revolução industrial... lembrámo-nos de pegar no livro e estabelecer assim a ponte com a cadeira que dou... às vezes saiem coisas engraçadas. também já "obriguei" um aluno meu a fazer a aplicação destes conceitos e metodologias a um trabalho que ele tinha feito, enquanto antropólogo, sobre os No Name Boys... foi também curioso. Há desafios académicos que marcam pela diferença.
Cara Guadalupe,
mais um engano da tua parte, o nome dessa pseudo-claque composta por gândulos, marginais, arruaceiros, drogados e ladrões é No Name Gays e não boys, mas estás desculpada.
Quanto a estudos antropológicos de referência sobre claques, tenho um em minha posse, que foi publicado primeiramente na colectania "Desporto e Sociedade" e mais tarde pela Juve Leo.
O estudo em causa, que mais tarde deu direito a um livro de 70 páginas, publicado em 1986, foi realizado por Margarida Marques, Fátima Manuel e Paula Maia, e tem o título de "O envolvimento juvenil nas claques de futebol- o caso da Juve Leo", e retrata exemplarmente os primeiros 10 anos de existência desta claque.
Posteriormente, foram realizados outros trabalhos sobre a Juve-leo, nomeadamente estudos científicos, documentários e reportagens, sendo que o último grande trabalho foi pulicado em 2002 em 18 páginas da revista Única.
Contudo, eu tenho no meu arquivo cerca de 30 reportagens e trabalhos escritos sobre a Juve Leo, claque da qual foi sócio durante 12 anos.
Juve Leo por amor, Sporting por Ideal
mto interessante esta rede; curiosamente tenho visto com grande frequência redes destas em redes de genes! mas como os algoritmos são gerais, podem ser aplicados a qualquer sistema
fantástico
Enviar um comentário