com arma branca
São famosos os casos de psiquiatras assassinados por doentes, como Miguel Bombarda. São famosos os casos de alunos que disparam contra professores e colegas, mas não por cá... Ainda não chegámos a tanto, mas já vamos tendo situações pontuais cada vez mais violentas. Veja-se o caso do professor da Universidade do Minho esfaqueado.
Temos verfificado que cada vez mais a indisciplina toma conta das salas aulas das universidades. É só conversar um pouco com alunos e professores para perceber que há uma espécie de extensão dos liceus quanto às práticas dos alunos.
Bem, eu apenas gostaria pegar nos meus alunos e e torná-los invisíveis, insonoros, e capazes de produzir ainda assim trabalho apetecível. Chacinas não é comigo!
Mas, já agora, para quando colocar a profissão de professor com subsídio de risco? Se formos a ver bem, há mais ocorrências de violência contra estes profissionais do que com polícias...
Apesar da arma ser branca, a situação é negra!
1 comentário:
é um problema que já vem de trás. nas escolas, os miudos agora mandam nos professores, e estes, porque têm medo das interventivas comissões de pais, ou porque não estao para se ralar, deixam a miudagem fazer o que lhe dá na bolha. a miudagem cresce, e depois é o que se vê - são jovens, pré-adultos nas universidades e usam o mesmo sistema. A subserviência dos estudantes não é uma grande coisa, mas este tipo de violência não conduz a nada, porque não tem causa - existe por existir.
se isto assim continua, realmente o subsídio de risco para os professores tem que ser bem pensado, sim....
Enviar um comentário