

Ontem, no "60 minutes" vi uma reportagem muito interessante sobre a obra de
CHRISTO, que afinal é assumida sob a parceria do criativo com a sua empreendedora mulher Jeanne-Claude. Ignorava! E ignorava igualmente as dificuldades encontradas pelo par em implementar os seus projectos, sempre tão mediáticos. Alguns aguardam autorização há 25 anos. Foi o caso do projecto "gates" no Central Park, Nova Iorque. Estranho esta dificuldade para uma intervenção num espaço público numa cidade que nos habituou ser tão aberta às manifestações arísticas, que para mil e um filmes fecha ruas ou estações de metro. O par afirma a sua independência total de mensagens políticas implícitas e patrocinadores. Estranho! Não discuto se a arte é uma forma de intervenção política, mas é uma forma de intervenção, daí... Depois, como conseguem eles implementar projectos com orçamentos de 20 milhões de dólares, assim, a vender desenhos? Estranho! Mas fascinante!
2 comentários:
olha que os "desenhos" dele são fantásticas obras de arte, pà! são sempre feitos antes das realizações e muitos outros tem ele feito, à espera de concretização física...
o preço deles decorre do facto de serem o mais próximo possível, de perpetuar e possuir o efémero das obras, da ideia do artista e do seu génio, ja que ninguém faz o que ele faz.
a esposa faz e bem, o papel fundamental de gestora. tal como a do tony carreira.
imbatíveis.
es verdad
vi os desenhos e são brutais, mas 20 milhões são 20 milhões com recusa de patrocínios... credo!
O novo projecto do rio é absolutamente imperdível.
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