2.2.06

O que se passa nas cozinhas dos restaurantes?

Kitchen Confidential (Cozinha Confidencial) é um livro fantástico. Divertido, rápido, ritmado, muito espontâneo e genuíno. Histórias de cozinhas, mas também de liberdade individual, descida ao lado negro das drogas, fracasso, e claro algum sexo. E tem muito do melhor espírito Americano: emigrantes, procura de um mundo melhor, liberdade, gente indomável e indomada.

Anthony Bourdain é o autor do livro. Chefe de um dos bistrots mais conhecidos de Nova York, é dos cozinheiros celebridades (outros seriam por exemplo Alice Waters e Thomas Keller, entre vários). A cultura da comida e dos restaurantes está em grande voga nos States, gente que faz centenas de quilómetros para comer num restaurante; os chefes têm programas de televisão, escrevem livros, etc. A melhor refeição (e o melhor vinho…) que eu comi até hoje foi num destes restaurantes (French Laundry).

Bourdain é diferente dos outros chefes; mais duro, mais sarcástico, menos clean. Bourdain escreveu outros livro, até um policial; entre eles está um livro de receitas, do seu bistrot – uma delas é portuguesa, parece que os donos do bistrot são portugueses e ele decidiu pôr lá caldo verde.

O livro foi editado em português na semana passada (não sei quão bem está traduzido); aconselho.

Sem comentários: