18.5.06

obrigatório

portugal, consultar e participar.

3 comentários:

S Guadalupe disse...

aplauso à iniciativa com este formato!

Antonio Almeida Felizes disse...

Quanto ao Plano e sua metodologia, quanto à forma de comunicação e de intervenção, tudo muito bem, muito inovador, agil e eficiente.

Agora, o que tenho fundadas reservas é, com o actual quadro politico/administrativo, a aplicabilidade no terreno dos resultados alcançados.

AF - Regionalização
.

Sofia Melo disse...

bem, eu tive que me debruçar sobre o estudo destas matérias há quase 3 anos, e muito me surpreendeu saber que apesar de haver uma parafernália de planos de ordenamento do território em vigor, o PNPOT, que deveria ser o primeiro passo em termos de política geral de ordenamento, para depois influir nos seus sub-pontos, ainda não estava sequer em fase adiantada de projecto. Agora parece que sim. Eu sei que era necessário ter prontos rapidamente os PROT, os PSOT, os PEOT, os PIMOT, os PMOT, os PDM, os PU e os PP, porque urgia começar na prática por algum lado, mas estes foram elaborados sem haver ainda um matriz. Não foram maus de todo, e este Programa Nacional acaba por ter já resultados da prática dos seus sub-planos, mas agora há que passar mais não sei quantos anos a fazer adaptações, e a resolver mais conflitos entre planos. Se houver vontade política e popular, tudo se faz. O urbanismo, o aproveitamento dos recursos e o respeito pelo ambiente ainda estão muito aquém do que deveriam em Portugal, e parece-me que o resultado de toda esta planificação pode ser muito positivo. Este formato de discussão pública e de divulgação é excelente. Quanto mais participarmos nestas coisas, mais nos podemos imiscuir na política nacional que a todos respeita. Por isso vou plagiar-vos e passar isto também para o HotHudge, com licença..... ;)