cidades
a europa continua a ser, em termos comparativos, a região do mundo com maior qualidade de vida nas cidades (sete nas primeiras dez), segundo o ranking elaborado pela consultora internacional mercer. é ajudada especialmente pela suiça, com duas cidades nos primeiros dois lugares (zurich e geneva), mas também pela alemanha e austria.
assinale-se a classificação das cidades neo-zelandesas, australianas e canadianas, claramente à frente das norte-americanas, sendo destas, Honolulu (27ª) a melhor classificada.
lisboa ostenta a honrosa 53ª posição, tendo em conta estar imediatamente depois de milão, e as posições de barcelona (44ª), madrid (45ª) e new york (46ª). bagdad está em último lugar (350ª).
vale o que vale.
10 comentários:
madrid ficaria sempre abaixo de barcelona, mas nunca logo de seguida, está a milhas.
Já lisboa, acho que é uma cidade muito mais interessante do que parece, mas depende muito de onde se PODE viver.
vale o que vale, não vale é nada. esse estudo está completamente manipulado ..., quais foram os critérios utilizados, como foi feita a classificação, como foi feita a observação , onde foram recolhidos os dados, foram utilizadas médias, e os desvios padrões? porque é que Loulé não aparece no top 10, só esse facto dá para comprovar que o estudo não vale é nada.
e eu ainda colocaria ponte de lima, mas não é cidade, por isso entendo que não entre no estudo.
mas, à parte os bairrismos, pode-se realmente por em causa o tipo de critérios utilizados, e a finalidade real do estudo. Tudo quanto é consultora faz estas coisas para vender, e quem compra tem algum propósito. à escala mais pequena, são propósitos de especulação imobiliária, a esta escala, não sei. mas são sempre dados interessantes para se saber. De qualquer modo acredito que ainda haja mesmo bagdadenses (não sei se é assim que se diz)que se recusam a sair da sua cidade. Isto para dizer que por muito ranking q haja, há sempre alguém que se borrifa para isso.
joão,
diz-que tens por aí agora o festival do mediterrâneo. tenho muita pena de não calhar arrancarmos todos rumo ao sul e participar na festa.
abraço e diverte-te.
ps: vais á marcha do centenário?
gostava de saber os critérios, vale o que vale, mas é interessante saber quais são os critérios que fazem com que uma cidade seja vivível.
Vancouver – que tenho mta pena de nunca ter visitado… – em terceiro. Sempre ouvir dizer coisas mto interessantes. Dusseldorf (perto da qual vivi) em quinto lugar? Mas é uma cidade chatíssima!
não só vou á marcha do centenário, como vou ao jantar do centenário, ao descerramento da estátua de homenagem ao sócio, as actividades que vão decorrer no auditório, irei ver o portugal-inglaterra nos ecrans do estádio e por fim o jogo entre duas equipas de velhas glorias do nosso Sporting.
Aparece para bebermos a cerveja que ficou adiada desde do calhabé, quando estavamos na companhia do faccioso...
faccioso? Faccioso és tu, que falas de cervejas só com gente que só pensa verde. Vens ao Algarve e nem um convite para uma mini. Vergonhoso.
Caro faccioso/queixoso/oprimido:
para tua informação, a ultima vez que foi ao Algarve foi no dia 30 de Abril, para festejar a FESTA GRANDE DA MÃE SOBERANA e os anos da minha mãe.
desde desse longinquo dia nunca mais foi ao reino dos Algarves, mas se quiseres beber uma mini, acho que no domingo estamos convidados para ir almoçar à casa do primo Paleta do Carmo em Lisboa, e ai será uma boa oportunidade para meter a conversa em dia ...
Para quem quiser saber os critérios eles estão aqui:
http://www.prnewswire.com/cgi-bin/stories.pl?ACCT=104&STORY=/www/story/04-10-2006/0004336870&EDATE=
Além disso o ranking é para a qualidade de vida de expatriated peoplem, i.e., estrangeiros ao serviço de multinacionais e organismos internacionais. Usualmente pessoas com salários MUITO bons e que se calhar Dusseldorf é fantástica se se tiver MUITO dinheiro.
Tb podem ver o post seguinte:
http://blogdelsniper.blogspot.com/2006/04/lisboa-53a-melhor-cidade-do-mundo-para.html
el sniper
Será que alguém lhes explicou que nas cidades vivem pessoas e que as pessoas se relacionam com pessoas, sendo que este deveria ser um critério a ter em conta.
Por exemplo, alguém gostaria de ter como vizinho os "zuriquianos" e "genevenianos"???
Pois eu não trocaria ninguém os piores imbecis do Porto por um daqueles ETs, com toda a certeza ainda mais imbecis.
Enviar um comentário