25.8.06

Co-teimosias ou Co-coerências

Continua a novela da co-incineração por Souselas. Tem sido interessante perceber que temos gente suficientemente teimosa e coerente para levar a sua avante. Na política, estas casacterísticas podem ser positivas, desde que a dada altura se trave a fundo e evite o resultado da escalada simétrica: impasse!

O nosso primeiro, enquanto ministro do ambiente meteu na cabeça que tinha de ser assim e aqui! Teve ele a coragem de meter a ciência ao barulho. Resultado: impasse! Todos sabemos que em nenhuma disciplina científica há unanimidade!

O PR da Câmara Municipal de Coimbra e o PR da Junta de Freguesia de Souselas meteram na cabeça que tinham de impedi-la, a todo o custo, assim e aqui! E toca de engrendrar todo o tipo de impecilhos para adiar o que está decidido há muito.

Tem sido uma novela com muitos episódios e anos de emissão. Basta!

Entretanto alguém se esqueceu de reivindicar melhores condições e qualidade de vida. Onde estão os investimentos prometidos? Souselas está em obras (com direito a corte de trânsito nas vias principais há quase um ano. Tentem sair da IP3 e entrar na vila. Só se entrarem na CIMPOR!). Invistam as vossas energias em reivindicar a melhoria do espaço "urbano" e a instalação de equipamentos (de saúde, desporto e lazer, p.ex) que permitam colmatar (não direi os males inerentes em exclusivo à co-incineração, pois serão mais do ponto de vista da desvalorização dos terrenos, casas, etc, o que já não é pouco...) os danos causados por tantos anos a engolir pó... Façam algo útil!

4 comentários:

Anónimo disse...

Os investimentos que contam são os falados 5.000.000€ gastos na adaptação da Cimpor à queima de resíduos.

tiago m disse...

eu continuo a achar inacreditável que a uma população que comprovadamente teve tantos problemas pela cimenteira ainda se vá pedir que apanhem mais lixo (sim, pq se lá queimam coisas e o resultado vai para o ar, algum lixo tem que lá ir ter; pode ser pouco, mas zero de certeza que não é…)

desde que saiu o estudo epidemeológico k comprova que em Souselas há mais doenças que no resto do país (cancros, doenças respiratórias, etc, etc) que é uma pouca vergonha que não a conversa não seja como resolver esse problema

e afinal a conversa é: será k se queimarmos mais algumas coisinhas não vai fazer mal? Incrível…

Anónimo disse...

temos de arranjar alternativas, nao a queima de residuos nas cimenteiras, mas sim para a localizao das cimenteiras!

isto apesar do Presidente da Republica da Câmara Municipal de Coimbra e o Presidente da Republica da Junta de Freguesia de Souselas...
lol

S Guadalupe disse...

Há algumas situações incríveis quanto à localizão de fábricas (surge-me logo o caso de Constância...). No caso de souselas, calculo que não seria fácil responder a mudanças de localização, pois tem a matéria-prima ali mesmo ao lado, uma serra (que já não o é) à espera de mais uma explosão.

Mas logo no início da polémica fizeram para lá 2 parques infantis (muito mal localizados por sinal) e melhoraram o aspecto de uma praceta central. Colocaram mangas nas chaminés para filtrar o que até então havia sido libertado... desde aí... NADA! Investimentos? é como o Rui diz.... só se forem os que continuaram a ser feitos na própria fábrica...