22.6.06

retardamentos culturais urbanos

Em Coimbra há por estes dias uma sensação de vazio cultural... e não falo de grandes acontecimentos, falo em dinamismo que sustente iniciativas.
1. a cidade quer candidatar-se a capital europeia da cultura?? a que propósito? com que mérito e intenções? o que Coimbra tem investido a este nível é ridículo, já para não falar no senhor que é ridículo em si mesmo e que lidera o pelouro da área...;
2. a cidade não mostra rumo nem projecto nas iniciativas avulso (e poucas) que apoia (e pouco);
3. a cidade não mostra capacidade de divulgar as (poucas) iniciativas que promove;
4. a cidade "mata" algumas iniciativas que poderiam ter ficado... os encontros de fotografia ganharam um espaço, mas acabaram como tal, o percursos poderia ter vingado, enfim... quantos?
4. a cidade perde terreno e, caso ainda lá chegue, irá a reboque de qualquer iniciativa mais mundana promotora de cultura.

Falemos da vizinha cidade de Aveiro. O Mercado Negro, recentemente aberto, mostra uma faceta da cidade menos conservadora (que até agora só seria associada à UA). Nada de novo, caso conheçam outros movimentos urbanos de abertura de espaços que fundem comércio com oferta cultural... A Rua do Norte no Bairro Alto ou o Bazaar e o Artes em Partes no Porto, etc etc.

Coimbra tem gente muito capaz em muitas áreas, gente que tem saído porque não vê rumo no barco onde queria entrar. Coimbra tem locais fantásticos para criar coisas muito interessantes, noite e dia. Veja-se o caso do Quebra Costas, da Sé Velha ou do Pátio da Inquisição. Quantas vezes sonhei em ter "becos" onde encontrar o que se procura, que promovessem sinergias criadoras, becos abertos à iniciativa privada, mas apoiados estrategicamente pela cidade (com a capacidade de licenciar espaços para actividades especiíficas, p.ex.). Há quem tente sozinho, mas é difícil! Ainda pensei que este presidente da Câmara tivesse sonhos a concretizar, deste e doutro tipo, mas os sonhos esquecem-se ao acordar.

Recomenda-se que acordem de noite e anotem as ideias fantásticas que têm nos sonhos. Hitchcock fê-lo. Brilhante ideia para um filme: "Boy meets Girl!" Que sejamos mais profícuos! E que não haja mais retardados e retardamentos por aqui!

8 comentários:

Anónimo disse...

Concordo. Acho fundamental que a Câmara apoie de alguma forma a instalação de projectos inovadores nessas zonas. Não vejo outra solução para o miolo da cidade. Os preços absurdos praticados, principalmente na baixa, leva a que seja muito difícil iniciar-se um projecto, seja ele de que tipo for, multiplicando por muito o risco corrido. Leva a que diversos jovens empreendedores ou optem por más localizações ou que, devido a esses elevados custos não consigam sobreviver. A revitalização que se pretende fazer na baixinha poderá ser muito importante a esse nível. Seria muito importante planear as áreas comerciais com pés e cabeça. Para mim, a importância do Metro Mondego é muito maior em termos de reconversão urbanística do que em termos da simples mobilidade (que é importante, ok. O se poderá fazer em termos de atractividade do centro é muitíssimo. Agora vamos ver se a oportunidade não é perdida. O mesmo digo relativamente aos projectos da baixinha. Se isso não acontecer, acredito que o mercado funcionará e que a baixa voltará a ganhar atractividade, só que de uma forma muito mais demorada e degradante. Através do asfixiamento, degradação generalizada e, assim, adequação dos preços a uma nova realidade. Até lá, vingarão os centros comerciais. Quanto à capital da cultura, é exactamente aquilo que muitos políticos necessitam para começar a olhar para essa área como capaz de dar visibilidade e, dessa forma, votos. Penso mesmo que será a única forma de este executivo mudar a sua actuação a esse nível. E, se for como em Lisboa e Porto, pelo menos ganhar-se-iam equipamentos. Dinâmica, não sei. Parece-me que Lisboa ganhou mais que o Porto. Claro que é engraçado ser este executivo a lançar a ideia (ou a voltar a falar dela). O inconveniente é ficar à espera disso para que se passe alguma coisa.

Anónimo disse...

Profícuos.

Sofia Melo disse...

Há muito a fazer. sobretudo em termos de poder político local. de nada serve ter ideias, se elas morrem de abandono nas mesas dos senhores responsáveis, que gostam mais de empresas de construção civil e de cadeias de lojas do que de boas ideias e cultura - aquele museu que faz de vereador devia ser emparedado, já agora com os seus colegas todos (ou então, e para quem viu "a casa de cera", aí está uma boa alternativa - um museu inovador, e eliminavam-se, para lhes dar alguma utilidade algumas personagens menos agradáveis). já era um bom começo, especialmete se fosse para substituir por gente que realmente se importasse mais com a cidade do que com o seu próprio umbigo.

S Guadalupe disse...

Ricardo, one point.
E ainda havia outra imprecisão.
No entanto, a ideia passou!

S Guadalupe disse...

aconselho vivamente que espreitem o marionunesdixit.blogspot.com

O senhor deve ter sido reconduzido pelo mérito que ainda não lhe conhecemos

Anónimo disse...

+ 1 post coimbra-o-masturba...
so ca falta o joãozinho
vao mas e para casa e deixei la coimbra em paz. alias paz a sua alma...

S Guadalupe disse...

zé, deixar uma cidade que se quer viver (e não apenas residir) em paz, é deixá-la definhar.

S Guadalupe disse...

Sr. Dr.
andamos nós a tanter remar para a frente, não para trás. 69 foi bom para quem o viveu intensamente e continua a ser bom para quem gosta de tal posição.