21.11.06

fez-se luz!

Finalmente estão a ser estudados incentivos aos cidadãos que produzam a sua própria energia eléctrica. Acho muitíssmo bem! Deveríamos ir mais longe: obrigar à instalação de painéis solares nas novas construções, instituindo uma alternativa que promova autonomia energética neste país solarengo.

3 comentários:

miguel p disse...

as energias renováveis são um verdadeiro negócio da china, tanto a eólica como a fotovoltaica (como num futuro próximo a biomassa e as marès). é o sonho de qualquer comerciante/produtor: ter a garantia de escoamento do seu produto a 100%, dada a obrigatoriedade da edp, de o comprar. fora isso (de outra forma dificilmente haveriam investidores em grande escala) a verdadeira luta està na educação para a eficiência energética dos cidadãos, que passa por incutir hábitos de poupança (energia, àgua, etc.) e pela gradual auto-suficiência energética das suas casas. para cumprir esse objectivo é fundamental uma política de discriminação positiva em termos fiscais, para quem escolha este caminho, porque os custos de instalação são ainda pouco competitivos

S Guadalupe disse...

Não tenho experiência de viver numa casa com esse tipo de energias. Parece-me que os custos são amortizáveis mas são um investimento avultado à cabeça. Se forem tornados obrigatórios para determinado tipo de contruções (ou áreas geográficas) serão bem mais acessíveis, pois vulgariza-se a oferta. E alimenta-se o negócio, claro.

Só acho que esteticamente os paineis solares deixam muito a desejar e já deveria ter existido investimento também nesta vertente. Não imagino uma cidade cheia de coisas daquelas nos telhados!

As torres da eólica até são bonitas. Lembram moinhos de vento. Que diria D. Quixote de la Mancha?

tiago m disse...

essa legislação está aprovada há muito tempo. mas a EDP simplesmente nao cumpre...